Tornando o marketing parte da rotina




Lembro de um conteúdo que fiz anos antes sobre uma premiada fotógrafa norte-americana. Uma fotojornalista que não me recordo o nome. Ela perguntou no Twitter: quanto tempo você usa para fazer o marketing como parte da sua rotina? A resposta dela foi: eu consumo 30% do meu tempo com isso e outros 30% com administração, gestão, etc. Ou seja, mais da metade do tempo dela envolve pouco de fotografia em si.


Enquanto isso o que mais ouvimos dos profissionais é que tão complicado fazer o marketing. O problema talvez esteja na forma de encarar o assunto.


Esse texto aqui é marketing pois é um ponto de contato com você e ao mesmo tempo um conteúdo sobre uma área que eu faço serviços (marketing para fotógrafos). Pois bem, estou fazendo marketing. Isso faz parte da minha rotina, gerar conteúdos que entregam algo de verdade e isso me ajuda com autoridade e em mostrar consistência no meu trabalho. Com sorte, consigo atrair alguma atenção e talvez vendas.


Não basta eu publicar aqui. Tenho que divulgar em outros lugares online. E faço isso onde estão os fotógrafos (Instagram, por exemplo).


Dizer que você não sabe fazer marketing é errado porque quando você posta uma foto no Insta está fazendo marketing. Vale o mesmo para conversas no Whats e até quando você está fotografando...tudo é julgado de alguma forma "mercadológica". Mesmo que você se considere um artista, a parte artística envolve ter uma marca, ser reconhecida de alguma maneira se conecta com "fazer o branding" e investir no seu "marketing".


Como tornar parte da rotina? Fazendo o que você pode quando pode. Se for para fazer esse trabalho de conteúdos que seja dentro do que cabe no seu dia a dia. Mas se comprometa com o que definir e mantenha a constância. Ainda assim, saiba que não é um jogo de resultado rápido e envolve tempo, esforço e também sorte...


O mais importante é que você aprenda a reconhecer e gostar desse processo. E que mais do que isso, que você consiga encontrar sua posição única de mercado que no fim das contas nada mais é do que um posicionamento claro que representa você de forma diferente dos concorrentes.


Marketing para alguns é mercadologia...para outros é sobre atrair e manter clientes...para outros é sobre vendas...cada vez mais para mim...marketing é sobre impactar as pessoas com aquilo que importa para a gente. E será sobre crescer aos poucos e com aquela causa que você acredita. Sabendo fazer isso e trabalhando com esse foco é provável que o marketing se torne parte da sua rotina. E isso é super importante, afinal seu negócio de fotografia depende disso.

0 comentário