top of page

Sotheby´s anuncia marketplace NFT (com obras de Sebastião Salgado)

Plataforma para mercado secundário é mais um movimento da famosa casa de leilões na web3. Além de Salgado, outros grandes nomes da arte e da fotografia fazem parte do acervo



Sebastião Salgado está entre os 13 artistas representados no novo marketplace NFT da Sotheby´s


É fato que a Sotheby´s é pioneira no metaverso e em ações com obras NFT. Aliás, a Sotheby´s já leiloou algumas das mais importantes obras de arte NFT até hoje por milhões de dólares. Agora em mais um movimento nesta direção, a marca anunciou uma plataforma de mercado secundário para obras NFT. As informações foram divulgadas com exclusividades pelo portal NFT Now:


"Quando o Metaverso da Sotheby's foi lançado pela primeira vez há mais de um ano, nosso objetivo era trazer ao mercado uma plataforma inédita que se distinguisse pela experiência e visão de nossos especialistas para organizar as vendas de NFTs", disse Sebastian Fahey, diretor administrativo da Sotheby's, EMEA e líder executivo do Metaverso, em um comunicado à imprensa compartilhado com a nft now.


"Agora, continuamos avançando e evoluindo nossa plataforma para oferecer maneiras novas e mais perfeitas para a comunidade descobrir e coletar novas formas de colecionáveis digitais, de NFTs de edição limitada a obras exclusivas dos artistas redefinindo percepções da arte digital."



A obra de Refik Anadol (reconhecido pela arte com IA) também faz parte do marketplace secundário


O novo mercado secundário contará com uma seleção rotativa de trabalhos de artistas selecionados por especialistas em arte digital da Sotheby's. Os primeiros 13 artistas a serem incluídos no lançamento da plataforma são Tyler Hobbs, Claire Silver, XCOPY, Diana Sinclair, IX Shells, Sarah Zucker, Refik Anadol, Sofia Crespo, Sam Spratt, Pindar van Arman, Osinachi, Hackatão e Sebastião Salgado.



Obra de Diana Sinclair, novo talento da fotografia blockchain


A questão dos royalties


Devido ao sucesso que a plataforma tem visto através de suas principais iniciativas de vendas, a Sotheby's Metaverse agora está tentando se estabelecer como a plataforma de arte para o mercado secundário também.


Como tal, está sendo deliberado em como lida com a questão dos royalties dos artistas no ecossistema NFT. A casa de leilões diz que honrará os royalties dos artistas em sua plataforma secundária por meio de contratos inteligentes de marketplace e de acordo com a taxa de royalties on-chain declarada dos artistas.


A decisão de apoiar os artistas dessa forma ocorre em um momento em que as plataformas estão reduzindo o valor dos royalties que pagam aos artistas em uma tentativa de atrair mais usuários e ganhar uma participação majoritária no volume de mercado.


Os royalties desempenharam um papel enorme na construção da comunidade de arte cripto ao longo dos anos e serviram como um dos principais atrativos da Web3 para artistas que buscam obter uma renda sustentável com seu trabalho. Em resposta às plataformas como OpenSea e Blur reduzindo a aplicação de royalties nos últimos meses, mais e mais criativos começaram a pedir a criação de mercados independentes e liderados por artistas que se concentram em proteger seus interesses.

"O compromisso da Sotheby's em honrar os royalties dos artistas vem em meio a um debate maior sobre royalties dentro da comunidade NFT e sinaliza o ethos de artista em primeiro lugar da Sotheby's como um dos únicos grandes mercados NFT comprometidos com royalties de revenda de artistas", disse o comunicado à imprensa sobre sua política.



Sofia Crespo


O que vem por aí

Em junho, a Sotheby's também estabelecerá uma nova galeria de arte digital por meio da plataforma de galeria de arte Web3 oncyber, que exibirá obras selecionadas do mercado secundário. Para o lançamento da galeria oncyber, a Sotheby's Metaverse está fazendo uma parceria com o conhecido colecionador de arte digital Cozomo de' Medici, que fará a curadoria de uma das salas da galeria para apresentar uma seleção de obras de sua famosa coleção.


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain e I.A. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - https://www.enfbyleosaldanha.com/about-3-1






0 comentário

Comments


bottom of page