top of page

Shutterstock lança ferramenta de inteligência artificial para gerar fotos a partir de textos

Serviço chega em parceria com a DALL-E.





A Shutterstock, uma das líderes mundiais em bancos de imagens, lançou uma ferramenta geradora de imagens baseada em Inteligência Artificial (IA) que pode converter instruções de texto em imagens. A Shutterstock anunciou em outubro passado que integrará o DALL-E 2 da OpenAI com seu próprio conteúdo. Algo curioso, já que a concorrente Getty diz que vai processar a Stable Difusion.


A Shutterstock disse na quarta-feira que vem trabalhando nos últimos dois anos com a OpenAI, a Meta e a LG AI Research para construir sua própria plataforma de IA generativa. O CEO da OpenAI, Sam Altman, confirmou em outubro passado que o DALL-E 2 foi treinado usando dados da Shutterstock e desempenhou um papel crítico em seu desenvolvimento. A Shutterstock afirma que seu gerador de imagens de IA pode gerar imagens exclusivas a partir de uma instrução de uma única palavra. Ele está disponível no site da Shutterstock na seção "Imagens".


Os modelos de geração de imagens baseados em IA, como o DALL-E da OpenAI e o Stable Diffusion da StabilityAI, tornaram-se muito populares entre os usuários da Internet. Vários aplicativos, como o Prisma Labs Lensa e o Deviant Art, integraram esses modelos para oferecer ferramentas de geração de imagens aos seus usuários. Essas ferramentas podem gerar obras de arte e imagens complexas a partir de texto ou selfies em segundos.

"Nossa plataforma generativa fácil de usar transformará a maneira como as pessoas contam suas histórias. Você não precisa mais ser um especialista em design ou ter acesso a uma equipe criativa para criar um trabalho excepcional", disse Paul Hennessy, CEO da Shutterstock, em comunicado. Hennessy acrescentou que é construído sobre uma abordagem ética de IA e sobre uma biblioteca de ativos que representa um mundo diversificado.


O viés nos modelos de IA é uma das principais preocupações de pesquisadores e empresas que constroem soluções de IA. De acordo com um relatório da Wired, publicado em maio passado, a OpenAI em seus testes descobriu que o DALL-E 2 estava impondo estereótipos raciais e de gênero, gerando imagens de homens brancos por padrão e sexualizando excessivamente imagens de mulheres.


No início deste mês, um grupo de artistas e advogados entrou com uma ação contra a Stability AI, a Deviant Art e a Midjourney por usarem imagens protegidas por direitos autorais de artistas sem consentimento para treinar o Stable Difusion. O processo alega que o modelo gerador de imagem inundará o mercado com um número ilimitado de imagens copiadas e causará danos significativos aos artistas e ao mercado de arte.


O fato é que relatórios de tendências indicam claramente que IA será um avanço cada vez maior e que deve impactar nas áreas de finanças, jornalismo, educação, design e certamente também afetará na fotografia.



0 comentário
bottom of page