top of page

Samsung planeja lançar smartphone com câmera de 440 MP em 2024




Você já se impressionou com a qualidade das fotos tiradas pelos smartphones da Samsung? Pois saiba que a empresa sul-coreana não está nem um pouco satisfeita e já está trabalhando em um novo sensor fotográfico com uma resolução incrível de 440 MP.


Isso mesmo, você não leu errado. A Samsung está desenvolvendo um sensor chamado ISOCELL HU1 que terá mais do que o dobro de megapixels do atual ISOCELL HP1, que equipa o Galaxy S23 Ultra e já conta com impressionantes 200 MP.


Mas para que serve uma câmera de 440 MP em um smartphone? Bom, a ideia é que esse sensor possa capturar imagens com uma riqueza de detalhes sem precedentes, permitindo fazer zooms incríveis, recortes precisos e edições avançadas sem perder qualidade.

Além disso, o sensor de 440 MP também deve trazer melhorias em aspectos como faixa dinâmica, balanço de cores, redução de ruído e estabilização óptica. Tudo isso para garantir que as fotos tiradas pelo smartphone sejam dignas de uma câmera profissional.


O ISOCELL HU1 é um dos três sensores que a Samsung está preparando para produção em massa no próximo ano, segundo o informante Revegnus, que costuma acertar nas suas previsões. Os outros dois são:

  • ISOCELL GN6 de 50 MP com pixels de 0,6 µm

  • ISOCELL HP7 de 200 MP com 1,6 µm

Esses dois sensores são apenas atualizações dos modelos atuais (GN5 e HP6) e devem trazer melhorias incrementais no desempenho de imagem.


Ainda não se sabe qual será o tamanho do sensor ou dos pixels do ISOCELL HU1, mas espera-se que ele seja bem grande para comportar tantos megapixels. Também não se sabe qual será o primeiro smartphone a usar esse sensor ou quando ele será lançado.


Uma possibilidade é que a Samsung reserve o sensor de 440 MP para o seu próximo flagship, o Galaxy S25 Ultra, ou para modelos posteriores. Outra possibilidade é que a Samsung venda o sensor para outras fabricantes, como já fez com os sensores de 108 MP e 200 MP, que foram usados primeiro por Xiaomi e Motorola, respectivamente.


De qualquer forma, teremos que esperar até meados de 2024 para ver os primeiros smartphones com câmera de 440 MP chegarem ao mercado. Até lá, podemos ficar imaginando como serão as fotos tiradas por esses aparelhos.

E você, o que achou dessa novidade da Samsung? Você acha que uma câmera de 440 MP faz diferença em um smartphone?


Fiquei pensando algumas questões importantes caso essa novidade avance:

- como será a questão do armazenamento com smartphones com essas capacidades absurdas de resolução?

- como o zoom e outros requisitos vão se beneficiar disso.

- será que a indústria não vê limites para isso e um dia veremos smartphones com ainda mais MP?



Faça parte do NFoTo, são mais de 56 horas de conteúdo como esse de alto nível e de olho na nova fase de valor da fotografia. Saiba mais aqui e participe clicando aqui >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)





0 comentário

Comments


bottom of page