top of page

Samsung Galaxy S24 Ultra: o smartphone com câmera mais avançado do mundo

O novo modelo da série S24 traz recursos de fotografia com inteligência artificial que prometem revolucionar o mercado


A Samsung acaba de lançar a nova série Samsung Galaxy S24, composta pelos modelos S24, S24 Plus e S24 Ultra. Esses novos smartphones substituem a série S23 e adicionam uma grande variedade de recursos de fotografia com inteligência artificial, que podem torná-los os melhores telefones para fotografia já lançados!


O destaque da série é o Samsung Galaxy S24 Ultra, que possui:

  • Câmera principal de 200MP f/1.7, com estabilização óptica de imagem (OIS)

  • Câmera ultra-angular de 12MP f/2.2 (0.6x)

  • Câmera teleobjetiva de 10MP f/2.4 3x, com OIS

  • Câmera teleobjetiva de 50MP f/3.4 5x, com OIS

  • Câmera teleobjetiva de 5x tem 10x de Super AI / Multi-frame / Super Resolução

  • Câmera frontal de 12MP f/2.2 com foco automático por detecção de fase (PDAF) (mesma em todos os modelos)

  • Vídeo em 8K 30fps, 4K 120/60/30fps

  • Tela de 6.8 polegadas, 1-120Hz, 2600nits, com Corning Gorilla Glass Armor*

  • Moldura de titânio, bateria de 5000mAh

  • Processador Snapdragon 8 Gen 3

  • Disponível nas cores cinza titânio, preto, violeta (azul) e amarelo claro**

A Samsung afirma que estamos entrando na “Era da IA” - depois da era da internet (nos telefones, graças aos smartphones) e da era do telefone com câmera, agora a IA está se tornando parte de todo novo smartphone anunciado. Na verdade, ela já está presente em muitos telefones há anos, com detecção de assunto por IA (e otimização) presente nos telefones da Samsung há muito tempo.


A nova geração de IA, no entanto, está sendo usada tanto para a fotografia quando você tira a foto, quanto para a edição das fotos, com tecnologia de IA no telefone (ao fotografar) e uma mistura de recursos de IA no dispositivo e na nuvem disponíveis ao editar.

Recursos de edição de IA semelhantes foram recentemente introduzidos com a série Google Pixel 8, e recursos semelhantes podem agora ser encontrados na nova série S24.

Os recursos de fotografia são aprimorados com um novo “motor AI ProVisual”, que diz melhorar a fotografia noturna, o desempenho de ruído, a qualidade do zoom, a reprodução de cores, bem como a imagem HDR (High Dynamic Range).


A captura HDR foi melhorada e esse recurso SuperHDR agora inclui visualização HDR para que você possa ver como ficará antes de tirar a foto. Há também suporte para captura HDR em aplicativos de terceiros, como Instagram e Snapchat, bem como uma galeria HDR aprimorada.


Um recurso de IA que se destaca como útil para os fotógrafos é o novo recurso “Remoção de reflexo (IA)” - isso parece particularmente útil se reflexos de vidro (etc) foram um problema em suas fotos. Outros recursos de edição de fotos por IA no dispositivo incluem remoção de reflexo (como mencionado), bem como efeito de retrato e remasterização de foto.




Os recursos baseados em IA na nuvem incluem remover, mover e redimensionar objetos (assim como o Editor Mágico do Google), bem como preenchimento gerativo, por exemplo, se você quiser girar uma imagem, ele pode preencher as partes que faltam.

A Samsung diz que os metadados incluirão se os recursos de IA foram usados na edição, para garantir que haja clareza e transparência em torno desses recursos.


A nova câmera teleobjetiva de 50MP 5x substitui a câmera teleobjetiva de 10x no S22/S23 ultra. Segundo testes de especialistas, o zoom de 10x no S24 Ultra, usa a câmera teleobjetiva de 50MP 5x junto com ferramentas de IA para melhorar a qualidade da imagem. É nítida a melhoria em detalhes, cor e qualidade de imagem no S24 Ultra.




Vídeo em alta resolução e design resistente O S24 Ultra grava vídeos em 8K e 4K com efeitos de IA, e tem tela e estrutura reforçadas


O S24 Ultra pode usar a IA para criar quadros intermediários em vídeo, permitindo que você faça vídeos em câmera lenta depois de gravá-los. O telefone grava vídeo em 8K até 30fps e em 4K até 120fps.


O S24 Ultra tem uma tela com Corning Gorilla Glass Armor, que é 4x mais forte e reduz o brilho em 75%. A parte de trás tem Gorilla Glass Victus 2 e a estrutura é de titânio.

O design do S24 Ultra é mais reto e menos curvo que o S22 e o S23 Ultra, dando ao telefone um aspecto mais sóbrio. As câmeras também são maiores na parte de trás.

O S24 Ultra e os outros modelos da série S24 terão 7 anos de atualizações, assim como os telefones do Google. O S24 e o S24 Plus têm câmeras ultra-grande angular, grande angular e telefoto 3x, e câmera selfie de 12MP com foco automático. Eles também têm recursos de IA, mas sem a câmera telefoto 5x. O S24 é o menor telefone com câmera da Samsung.


O fato é que 2024 deve ser o ano da IA na fotografia mais uma vez. E nos smartphones esse avanço é bem visível. Algo que deve mudar o comportamento dos consumidores no uso da fotografia e do vídeo nestes aparelhos. Veremos como isso deve impactar o mercado.


Se quiser se conectar com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Fotograf.IA: o guia definitivo para usar a inteligência artificial na fotografia


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024

0 comentário

Comments


bottom of page