top of page

Runway lança ferramenta inovadora para vídeos de IA

Com o Multi Motion Brush, os usuários podem controlar o movimento de diferentes partes de suas imagens geradas por IA


A Runway, uma startup de Nova York que desenvolve vídeos de IA em vários estilos, anunciou hoje uma atualização em seu modelo Gen-2. A nova ferramenta, chamada Multi Motion Brush, permite que os usuários adicionem diferentes tipos e direções de movimento às suas imagens estáticas, transformando-as em vídeos de IA personalizados.


Essa é uma novidade no mercado de vídeo de IA, pois os concorrentes da Runway só permitem adicionar movimento à imagem inteira ou a uma área selecionada. O Multi Motion Brush, por outro lado, dá aos usuários mais liberdade e criatividade para animar suas imagens.


A ferramenta é baseada no Motion Brush, que foi lançado em novembro de 2023 e permitia adicionar apenas um movimento por vez. Agora, os usuários podem pintar diferentes áreas de suas imagens com cores diferentes e ajustar o movimento de cada uma delas separadamente.


O Multi Motion Brush já estava disponível para alguns usuários selecionados pelo Programa de Parceiros Criativos da Runway, mas agora está aberto para todos os usuários do Gen-2. A ferramenta se junta a outras 30+ que o modelo oferece para os criadores de vídeo de IA.

A Runway faz parte do crescente setor de IA criativa.





Gen-2 avança com recursos sofisticados


A introdução do Multi Motion Brush fortalece o conjunto de ferramentas que a Runway oferece para controlar as saídas de vídeo do modelo Gen-2.


Revelado originalmente em março de 2023, o modelo introduziu a geração baseada em texto, vídeo e imagem e veio como uma grande atualização em relação à Gen-1, que só suportava saídas baseadas em vídeo.


No entanto, na fase inicial, gerava clipes de apenas até quatro segundos. Isso mudou em agosto, quando a empresa adicionou a capacidade de estender clipes em até 18 segundos.

Ele também estreou recursos adicionais, como um "Modo Diretor", permitindo que os usuários escolham a direção e intensidade/velocidade do movimento da câmera nos vídeos gerados, bem como opções para escolher o estilo do vídeo a ser produzido – de desenho animado 3D e renderização para cinematográfico e publicidade.


No espaço da geração de vídeo impulsionada por IA, a Runway enfrenta players como a Pika Labs, que recentemente estreou sua plataforma web Pika 1.0 para geração de vídeo, bem como os modelos de difusão de vídeo estável da Stability AI.


A empresa também oferece uma ferramenta de conversão de texto em imagem, que aceita ofertas como Midjourney e DALL-E 3. No entanto, é importante notar que, embora as saídas dessas ferramentas tenham melhorado ao longo do tempo, elas ainda não são perfeitas e podem gerar imagens/vídeos borrados, incompletos ou inconsistentes de diferentes maneiras.


Seja como for, a IA no vídeo segue se sofisticando e avança da mesma maneira do que ocorreu com imagem em 2022. O próprio Midjourney anunciou recentemente que vai adicionar gerador de vídeo dentro da plataforma. Para fotógrafos e artistas visuais, essa é uma oportunidade de criar obras multimídia e dar outra dimensão no jeito de contar histórias, oferecer serviços e usar isso também na divulgação. Os artistas e fotógrafos que tenho contato ou já são membros do Fotograf.IA estão de olho nestes recursos com vídeo e outras funções mais avançadas com IA.


2024 será o ano da IA avançar ainda mais na tecnologia, nos smartphones, nas câmeras, redes sociais, programas e também no vídeo como estamos vendo. E na fotografia não será diferente. Você está preparado e atento a essa transformação? Prepare-se e aprenda fazendo parte do Grupo VIP Fotograf.IA (com direito ao ebook Fotograf.IA). Saiba mais aqui >>> Fotograf.IA: o guia definitivo para usar a inteligência artificial na fotografia




0 comentário
bottom of page