top of page

Retrato de Trump para a justiça também ajudou a valorizar coleção de NFTs do ex-presidente




Caso segue repercutindo, na última semana Trump "posou" para ser fichado e usou a imagem em campanha de financiamento para sua defesa e campanha política. O ex-presidente norte-americano também faturou alto com sua coleção de NFTs graças a repercussão do caso


Diversos portais de notícias deram a notícia. O fato é que Trump já tinha entrado na onda dos NFTs e viu suas obras ganhando valor com as frequentes polêmicas. E não foi diferente com a mais recente.


O que são NFTs? São ativos digitais únicos que garantem procedência, autenticação e posse para seus donos. Valem para músicas, vídeos, obras físicas e fotografias. Também são conhecidos como digitais colecionáveis. Sebastião Salgado, a Agência Magnum, Anne Geddes e Bruce Gilden e Canon são algumas das "marcas celebradas" que já abraçaram os NFTs na fotografia.


O que aconteceu? O preço dos tokens não fungíveis (NFTs) com Donald Trump disparou depois que veículos de imprensa divulgaram uma foto do ex-presidente dos Estados Unidos como parte de seu processo criminal no estado da Geórgia por supostamente tentar subverter a vontade dos eleitores nas eleições de 2020.

De acordo com dados do marketplace de NFT OpenSea, o preço mínimo da linha de cartões digitais de Trump lançada pela primeira vez em dezembro de 2022 aumentou mais de 62%, de 0,138 para 0,224 Ether (lembrando que 1 ETH equivale a quase 1800 dólares). Segundo dados de analistas, a coleção chegou a superar 3700% em elevação de valor em determinado momento.


A imagem, que mostra Trump olhando com raiva para a câmera em meio à sua rendição no Gabinete do Xerife do Condado de Fulton, tornou-se viral como a primeira foto de um atual ou ex-presidente dos EUA enfrentando acusações criminais.


Trump, que restringiu em grande parte sua atividade de mídia social à sua própria plataforma Truth Social desde que foi banido do X (então chamado Twitter) em janeiro de 2021 - e mais tarde reintegrado pelo CEO do X, Elon Musk - postou na plataforma pela primeira vez em mais de dois anos com o mugshot.





Cripto e blockchain estiveram na boca de muitos políticos nas últimas eleições e enquanto estavam no cargo. Trump disse no Twitter em 2019 que "não era fã" do Bitcoin e outras criptomoedas, alegando que eram "baseadas no ar". No entanto, a organização sem fins lucrativos Citizens for Responsibility and Ethics em Washington revelou em agosto que Trump detinha mais de US$ 2,8 milhões em uma carteira Ethereum.



Um dos NFTs de Trump. Muito criticado, mas faturando com as polêmicas.


Ideologias a parte, a entrada de Trump neste universo dos NFTs gerou resultados. Uma das coleções com 45 mil NFTs acabou esgotando. Depois ele lançou outra coleção e obteve e segundo especulação levantou milhões de dólares de apoiadores que colecionaram os itens. Aliás, Trump também foi acusado de usar fotos de bancos de imagens para criar os NFTs o que acabou gerando polêmica da mesma forma.


NFTs, IA e novas tecnologias serão cada vez mais presente na nova fase da fotografia. Faça parte do NFoTo, são mais de 56 horas de conteúdo como esse de alto nível e de olho na nova fase de valor da fotografia. Saiba mais aqui e participe clicando aqui >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)





0 comentário

Comentários


bottom of page