top of page

Posicionamento de Mercado: A Base para o Sucesso na Fotografia(?)

Conectando Estratégia, Marketing e Branding de Forma Poderosa


Patrocínio: Alboom + Fotto


Vender (todo mundo quer). O mais irônico nisso tudo é que pensar só na venda, sem considerar marketing e branding, só vai te levar ao desespero (uma dica: é o que quase todo mundo faz). Vender funciona melhor quando está conectado ao marketing e como efeito de uma marca forte.


Importante: Isso é algo para poucos. E é aí que você encontra uma bela oportunidade!


Infelizmente, quando fotógrafo atuam sem pensamento de marketing tudo caba virando o reino da tática, do esqueminha, do spam e da chatice de tentar empurrar algo porque a gente precisa sobreviver.


A boa notícia é que a maioria dos colegas e marcas da fotografia mal faz o “feijão com arroz” no marketing e branding. Portanto, você tem a oportunidade de subir e se destacar. Mas o que isso significa? Significa fazer o trabalho necessário para chegar lá. Ou seja, pensar na estratégia, na sua posição na mente das pessoas e só então conectar isso ao marketing e à força da sua marca.


Deixe-me explicar melhor:


Posicionamento Estratégico: O Alicerce

  • O posicionamento de mercado não é apenas sobre o público-alvo e segmentação. Na verdade, no marketing e branding modernos, a posição de mercado única é sobre escolhas. Como você quer ser visto? Como é visto hoje? E como os competidores deste mercado são vistos? O que eles oferecem e o que você oferece? Como as coisas entre as ofertas são distintas?

  • A posição na mente das pessoas é sobre emoção e valores. Os seus e os das pessoas. Logo, você precisa estudar o comportamento dos clientes e de quem compete por eles. Entenda qual é a sua história neste jogo e como você vai aparecer de forma autêntica, com benefícios reais.

  • Por exemplo, uma fotógrafa que oferece uma história contada de maneira íntima em um vídeo combinado com fotos, envolvendo álbuns e uma experiência presencial no estúdio. Ela se posiciona como “alguém que vende um sonho de autoestima para mulheres com uma determinada idade (como a dela)”. Quanto mais específico, melhor. A posição de mercado dela é “aquela fotógrafa que realmente se importa com a minha autoestima”.


Marketing e Branding: Uma Combinação Poderosa

  • Boa posição de mercado é sobre a força de uma mudança. O impacto que você quer fazer na vida de quem vai servir. Definido isso, todo o resto será puxado, desde o marketing (produto, divulgação, consistência e preço) até a parte do branding (mais do que logo ou identidade visual). Existe um alinhamento que, se bem feito, torna tudo muito preciso.

  • Estratégia e posicionamento andam juntas, assim como marketing e branding. Não adianta ter uma posição de mercado sem um plano estratégico, da mesma forma que não adianta atrair clientes se não for impactá-los com o valor da sua marca.


Evite o Caminho Comum

  • Posicionamento não deve mudar o tempo todo e é difícil de copiar. Não é apenas uma frase solta em uma bio no Instagram. É algo que te move de verdade e orienta tudo o que você faz.

  • Se quiser encontrar a sua posição de mercado única, vá atrás de clientes importantes e veja como eles te veem. Pergunte também a amigos e parentes com perfil crítico como eles te percebem e qual a razão de te admirarem.


Gatilhos Fortes e Autenticidade

  • Posicionamento se baseia em gatilhos fortes como medo, status e afiliação. Ou seja, se você não me tiver ou não contratar, vai perder isso (péssimas fotos se for fazer com outro), status porque eu tenho uma marca valiosa (quem define isso são os clientes) e afiliação da tribo dos “acreditamos e vemos o mundo da mesma forma”.

  • Não caia na armadilha de copiar alguém ou viver de táticas diárias. Pense estrategicamente e construa uma marca autêntica.


Lembre-se: posicionamento é o alicerce que transforma sua fotografia em um negócio de sucesso. Oriente seu negócio de fotografia com base nesses princípios e você estará à frente da maioria, criando uma base sólida para o seu trabalho e impactando positivamente a vida das pessoas que você serve. 📸✨



Abaixo fiz uma tabela de posicionamento só como referência. Embora, a questão do público-alvo possa ser colocada também sob aspectos de visão de mundo e personalidade, não apenas uma questão demográfica.

Aspecto

Perguntas para Reflexão

Exemplo

Público-Alvo

Quem são seus clientes ideais?

Exemplo: Mulheres entre 25 e 40 anos que valorizam experiências fotográficas personalizadas. Sonhadoras, vaidosas, amantes de literatura.

Proposta Única de Valor

O que você oferece que é diferente dos outros fotógrafos?

Exemplo: Fotografia que captura momentos autênticos e emocionais, combinada com álbuns artesanais. Com toques pessoais únicos como adereços dos clientes, cartas, colagens, vídeo com a história muito pessoal

Emoção e Valores

Como você quer que as pessoas se sintam ao verem suas fotos?

Exemplo: Quero que meus clientes se sintam valorizados, confiantes e emocionalmente conectados.

Benefícios Reais

Quais são os resultados tangíveis que seus clientes obtêm?

Exemplo: Fotos que contam histórias pessoais e duram gerações.

Posicionamento Atual

Como você é percebido atualmente pelos clientes?

Exemplo: Alguns me veem como uma fotógrafa de casamentos, mas quero ser conhecida por retratos familiares únicos.

Diferenciação dos Competidores

O que você oferece que seus concorrentes não oferecem?

Exemplo: Meus concorrentes focam apenas na técnica, enquanto eu me concentro na experiência completa do cliente.

Espero que meu conteúdo te ajude de alguma forma. Se quiser estudar mais sobre isso sugiro que conheça meu livro (ebook) "Marketing para Fotógrafos(as) - versão 2024" que mostra inclusive como a IA pode te ajudar no marketing da fotografia >>> ebook MKT para fotógrafos(as) | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


Se preferir orientação personalizada em forma de consultoria >>> Plano de Marketing 2024 | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário

Comentários


bottom of page