Photoshop do Futuro: Adobe revela como a IA pode editar suas imagens com um clique
- Leo Saldanha
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Com um novo agente criativo e o uso de IA “agentic”, o Photoshop caminha para uma revolução silenciosa que pode transformar o fluxo de trabalho de fotógrafos e criadores

Este conteúdo faz parte do ecossistema de ideias da comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto
A próxima grande mudança no universo da edição de imagens pode estar chegando mais rápido do que se imagina, e com uma nova camada de inteligência. A Adobe está desenvolvendo um assistente baseado em IA capaz de realizar edições automáticas, sugestões contextuais e até renomear camadas em segundos, como mostrou recentemente Mike Chambers, diretor de marketing de design da Creative Cloud, em um projeto experimental publicado na rede X (ex-Twitter).
O conceito, segundo Chambers, ainda é pessoal e não oficialmente suportado pela Adobe. Mas o que ele demonstra é poderoso: um sistema baseado no chamado MCP (Model Context Protocol) que automatiza processos normalmente demorados no Photoshop e no Premiere Pro, como organizar camadas e criar slideshows com música.
Essa movimentação vai ao encontro da visão estratégica da Adobe em direção ao que a empresa chama de IA agentic: uma inteligência que não apenas responde a comandos, mas é capaz de compreender contextos e tomar decisões.
Durante o Adobe MAX London, que acontece esta semana, a empresa deve anunciar oficialmente a estreia do primeiro agente criativo integrado ao Photoshop, com um novo Painel de Ações que pretende dar acesso a mais de mil comandos com apenas um clique, tudo guiado por linguagem natural.
Segundo Ely Greenfield, CTO da divisão de mídia digital da Adobe, essa nova abordagem permitirá que o próprio Photoshop analise a imagem do fotógrafo e sugira (ou execute) edições inteligentes com base no conteúdo. "Quer um céu mais dramático? O Photoshop pode detectar a oportunidade, sugerir e aplicar a alteração com um clique — mantendo você no controle", afirma Greenfield.
Embora ainda em fase inicial, a tecnologia vem sendo testada com ferramentas como o Claude Desktop, que já oferece suporte robusto ao MCP. O projeto está disponível no GitHub de Chambers, onde outros desenvolvedores e curiosos podem experimentar as possibilidades.
Essa nova era de edição com assistência inteligente pode representar tanto uma economia de tempo quanto um novo paradigma criativo para fotógrafos e artistas visuais. A automação não substitui o olhar humano, mas promete amplificá-lo...e, quem sabe, libertar mais tempo para aquilo que realmente importa: criar.
📸 Leia também: [IA com a sua assinatura: como Manus e ChatGPT podem transformar seu atendimento e seu conteúdo]
Este artigo integra o ecossistema de ideias da comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto, um espaço para quem vê na imagem não só técnica, mas também linguagem, emoção e impacto.
Se esse conteúdo interessou você, talvez seja hora de fazer parte do movimento.

Comments