Os vencedores serão anunciados dia 10 de março. Os indicados desta ano na categoria são "Oppenheimer", "Killers of the Flower Moon", "Maestro", "Poor Things" e o o inesperado "El Conde"
Uma curiosidade: dos 5 indicados, quatro foram filmados com película da Kodak. El Conde foi o único digital. Trata-se de uma constatação importante em algo que confirma a importância da cinematografia analógica para os cineastas (2023 viu mais de 60 filmes lançados em filme/película).
Os indicados são Hoyte van Hoytema ("Oppenheimer"), Rodrigo Prieto ("Assassinos da Lua de Flores"), Matthiew Libatique ("Maestro"), El Conde (Pablo Larrain) e Robbie Ryan ("Poor Things")
O site Indiewire fez uma uma matéria sobre isso. Destaco pontos relvantes:
"Oppenheimer", "Maestro" e "Poor Things" se misturam em cores e preto e branco (é parte integrante das narrativas sobrepostas de "Oppenheimer", enquanto "Maestro" e "Poor Things" vão de monocromáticos a coloridos). Mas mesmo "Killers of the Flower Moon" possui imagens autenticamente simuladas em preto e branco da Nação Osage (filmadas com a câmera Bell & Howell 2709 de Martin Scorsese de 1917 e o filme Eastman Double-X 5222 em preto e branco da Kodak), e o monocromático "El Conde" se transforma em cores de tirar o fôlego para sua sequência final.
Essa mistura de cor e preto e branco para ajudar a conduzir a narrativa com estados mentais elevados faz parte de uma grande tradição estilística e rendeu um Oscar para o diretor de fotografia de "JFK", Robert Richardson. Agora, esse fator híbrido terá um papel fundamental nessa corrida pelo Oscar.
Um dos favoritos é "Oppenheimer" que representa o culminar da colaboração IMAX de van Hoytema com Christopher Nolan. A dupla consegue um novo tipo de espetáculo íntimo com este thriller psicológico sobre o físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), o "pai da bomba atômica". O diretor de fotografia usa a câmera IMAX de grande formato para explorar a paisagem dos rostos; a saber, Oppenheimer em cores de sua perspectiva e o antagonista Almirante Lewis Strauss (Robert Downey Jr.) em preto e branco dele. Um grito para a Kodak pela engenharia de filme monocromático de 65mm para IMAX. Como resultado, van Hoytema (anteriormente nomeado por "Dunkirk") redefine retratos e close-ups para apresentação IMAX de 70mm.
"Killers of the Flower Moon", o trágico drama policial histórico de Scorsese, traz à tona o melhor de Prieto (anteriormente indicado por "O Irlandês", "Silêncio" e "Brokeback Mountain"), que experimenta diferentes olhares fotográficos para impacto visual e emocional. É sobre os assassinatos em série dos índios Osage depois que o petróleo é descoberto em suas terras na década de 1920 em Oklahoma. Filmando em 35mm, Prieto captura as cores orgânicas da cultura Osage e a beleza da paisagem, o visual Autochrome dos anos 20 para cenas envolvendo personagens de ascendência europeia, e o visual de alto contraste, escuro e corajoso para o reino do terror.
Bradley Cooper dirige e estrela "Maestro", uma exploração arrebatadora do lendário maestro e compositor Leonard Bernstein através das lentes de seu complicado casamento com a atriz chilena-americana Felicia Montealegre (Carey Mulligan). Abrangendo mais de 30 anos, com Libatique (anteriormente nomeado por "Nasce uma Estrela") filmando a primeira metade em preto e branco e a segunda metade em cores (quase todas em 1,33). É uma história de amor agridoce sobre o casal se tornar almas gêmeas e como eles mais tarde se separam quando Bernstein se envolve em contradições que giram em torno do estrelato musical e sua vida dupla hedonista com amantes do mesmo sexo.
"Frankenstein", de Yargos Lanthimos, é uma exploração feminista mais complexa do que "Barbie", filmado pelo diretor de fotografia Robbie Ryan (anteriormente indicado por "A Favorita"). Bella (Emma Stone), uma mulher vitoriana perturbada, comete suicídio e é reanimada pelo cientista iconoclasta Dr. Baxter (Willem Dafoe) com o cérebro de seu feto. A primeira parte de seu renascimento é filmada em preto e branco expressionista, enfatizando a lente olho de peixe para distorcer sua perspectiva selvagem. Em seguida, ela foge em uma série de aventuras turbulentas e sexploits com e sem o advogado habilidoso e debochado Duncan (Mark Ruffalo). Estes são filmados em cores, mas especialmente filme Ektachrome 35mm de inversão de cor. O uso de várias texturas, contraste e cores com diferentes estoques e lentes transmite brilhantemente a ousada transformação de Bella em uma mulher sexualmente liberada e independente muito à frente de seu tempo.
"El Conde", de Pablo Larraín, imagina o ditador chileno Augusto Pinochet (Jaime Vadell) como um vampiro em busca da morte em uma comédia negra, melhor descrita como "Nosferatu" e "Succession". Lachman (anteriormente indicado por "Carol" e "Far From Heaven") usa a câmera monocromática Alexa Mini LF de grande formato mais leve (com as lentes Ultra Baltar preferidas de Orson Welles) para um visual expressionista brilhante em preto e branco que funde o moderno com o clássico.
Veja também >>> Só até sexta (26): SuperPromo da Semana do Marketing para Fotógrafos(as) (enfbyleosaldanha.com)
Se quiser se conectar, aprender e entender os avanços e oportunidades com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Guia Fotograf.IA com nova versão 7.0
Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação
Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024
Comments