top of page

Os tipos de clientes na fotografia quando o assunto é preço!

Como negociar com diferentes perfis de clientes na fotografia e valorizar o seu trabalho




Você já se deparou com clientes que querem negociar o valor do seu trabalho como fotógrafo? Ou que acham que você cobra muito caro por algo que eles consideram simples? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Muitos profissionais da fotografia enfrentam esse tipo de situação no dia a dia e precisam lidar com diferentes perfis de clientes quando o assunto é preço.


Mas como saber qual é a melhor forma de abordar cada um deles e conseguir fechar mais contratos sem desvalorizar o seu trabalho? Neste artigo, vamos apresentar alguns tipos de clientes na fotografia e dar algumas dicas de como negociar com eles. Confira!





O cliente pechincheiro

Esse é o tipo de cliente que sempre quer pagar menos do que você cobra. Ele acha que o seu preço é alto demais e tenta barganhar descontos, parcelamentos ou até mesmo trocas por outros serviços ou produtos. Ele costuma usar argumentos como:

  • Eu conheço outro fotógrafo que cobra menos;

  • Eu só preciso de algumas fotos simples, não precisa ser tão caro;

  • Eu vou te indicar para os meus amigos se você fizer um preço melhor;

  • Eu posso te pagar em dinheiro se você me der um desconto.

Como lidar: O cliente pechincheiro pode ser um desafio para os fotógrafos, pois ele pode fazer você duvidar do seu valor ou até mesmo perder a paciência. Mas antes de se irritar ou ceder às suas exigências, tente entender o motivo pelo qual ele está tentando negociar. Será que ele realmente não tem condições de pagar o seu preço? Será que ele não entende o valor do seu trabalho? Será que ele está comparando coisas diferentes?


Uma boa forma de lidar com esse tipo de cliente é mostrar o seu diferencial como fotógrafo e explicar os benefícios que ele terá ao contratar o seu serviço. Você pode usar exemplos de trabalhos anteriores, depoimentos de outros clientes, portfólio online, certificados de cursos ou especializações etc. Além disso, você pode oferecer algumas opções de pacotes ou serviços que se encaixem no orçamento dele, mas sem comprometer a qualidade do seu trabalho ou a sua margem de lucro.







O cliente desinformado

Esse é o tipo de cliente que não sabe muito sobre fotografia e não entende o que está envolvido no seu trabalho. Ele pode ter expectativas irreais sobre o resultado das fotos, o tempo de entrega, as condições de pagamento etc. Ele costuma fazer perguntas como:

  • Você pode fazer as fotos com o meu celular?

  • Você pode me entregar as fotos no mesmo dia?

  • Você pode editar as fotos do jeito que eu quiser?

  • Você pode cobrar só pelas fotos que eu gostar?

Como lidar: O cliente desinformado pode ser uma oportunidade para os fotógrafos educarem o mercado e mostrarem o valor do seu trabalho. Em vez de se incomodar com as suas perguntas ou ignorá-las, tente esclarecer as suas dúvidas e explicar como funciona o seu processo de trabalho. Você pode usar analogias, exemplos práticos, vídeos ou outros recursos visuais para ilustrar os seus pontos.


Uma boa forma de lidar com esse tipo de cliente é criar um contrato ou um briefing detalhado do serviço que você vai prestar, especificando os itens como:

  • O objetivo das fotos;

  • O número de fotos;

  • O formato e a resolução das fotos;

  • O prazo de entrega;

  • As formas de pagamento;

  • Os direitos autorais;

  • As possíveis alterações ou cancelamentos.

Assim, você evita mal-entendidos e garante que o cliente saiba exatamente o que esperar do seu trabalho.





O cliente exigente

Esse é o tipo de cliente que tem um alto padrão de qualidade e sabe exatamente o que quer. Ele pode ser um especialista em fotografia ou ter uma experiência prévia com outros fotógrafos. Ele costuma ter um bom gosto e um bom senso estético, mas também pode ser muito crítico e detalhista. Ele costuma fazer exigências como:

  • Eu quero que as fotos sigam esse estilo ou essa referência;

  • Eu quero que as fotos tenham essa iluminação ou esse ângulo;

  • Eu quero que as fotos sejam entregues nesse formato ou nessa plataforma;

  • Eu quero que as fotos sejam revisadas ou aprovadas por mim.

Como lidar: O cliente exigente pode ser um desafio para os fotógrafos, pois ele pode colocar à prova as suas habilidades e a sua criatividade. Mas também pode ser uma oportunidade para você aprender com ele e aprimorar o seu trabalho. Em vez de se sentir intimidado ou ofendido com as suas exigências, tente entender o que ele busca e como você pode atender às suas expectativas.


Uma boa forma de lidar com esse tipo de cliente é mostrar confiança e profissionalismo no seu trabalho e estabelecer uma boa comunicação com ele. Você pode mostrar o seu portfólio, o seu currículo, as suas referências ou outros elementos que comprovem a sua competência e a sua credibilidade como fotógrafo. Além disso, você pode manter um contato frequente com ele, informando sobre o andamento do projeto, solicitando feedbacks, sugerindo ideias ou soluções etc.





O cliente ideal

Esse é o tipo de cliente que todo fotógrafo sonha em ter. Ele valoriza o seu trabalho, confia no seu talento, paga o seu preço, respeita os seus prazos, indica os seus serviços e ainda fica satisfeito com o resultado das fotos. Ele costuma elogiar o seu trabalho, recomendar o seu nome, repetir a contratação ou até mesmo se tornar um amigo. Ele costuma dizer coisas como:

  • Eu adorei as suas fotos, você é muito bom no que faz;

  • Eu confio no seu critério, faça do jeito que achar melhor;

  • Eu sei que o seu preço é justo pelo seu trabalho;

  • Eu vou te indicar para os meus contatos, você merece.

Como lidar: O cliente ideal é aquele que todo fotógrafo quer fidelizar e manter por perto. Ele é uma fonte de renda, de reconhecimento e de motivação para o seu trabalho. Por isso, é importante que você saiba como tratá-lo bem e recompensá-lo pela sua preferência e lealdade.


Uma boa forma de lidar com esse tipo de cliente é mostrar gratidão e atenção pelo seu relacionamento. Você pode enviar mensagens de agradecimento, cartões de aniversário, brindes personalizados, descontos especiais, convites para eventos etc. Além disso, você pode pedir depoimentos, avaliações, sugestões ou críticas sobre o seu trabalho, mostrando que você se importa com a sua opinião e que quer melhorar cada vez mais.


Conclusão

Como você viu neste artigo, existem diferentes tipos de clientes na fotografia quando o assunto é preço. Cada um deles tem as suas características, motivações e expectativas em relação ao seu trabalho como fotógrafo. Por isso, é importante que você saiba como identificá-los e como negociar com eles da melhor forma possível.


Lembre-se de que o marketing para fotógrafos não se resume apenas a divulgar o seu trabalho, mas também a construir uma boa reputação e uma boa relação com os seus clientes. Afinal, eles são a razão pela qual você faz o que faz e são eles que vão garantir o sucesso do seu negócio.


E você, já conheceu algum desses tipos de clientes na fotografia? Como foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários! Em tempo: Quer colocar em prática o que aprendeu sobre marketing na fotografia? Então confira os meus produtos de marketing para fotógrafos. Pois não tem maneira melhor de fazer marketing do que começar a fazer:


  • Ebooks de marketing: livros digitais que ensinam os conceitos e as técnicas de marketing para fotógrafos. Aliás, são únicos no mercado com mais de 400 páginas de conteúdo. Saiba mais >>> ebooks - Marketing


  • Plano de marketing 2023: documento que contém um passo a passo para você criar e executar o seu plano de marketing o quanto antes. Trata-se de um produto digital colaborativo para você criar o seu plano de acordo com a sua necessidade. E ainda com orientação personalizada e mais de 5 horas de vídeo para você acessar e estudar quando quiser. Saiba mais >>> Plano de Marketing 2023


  • Plano de marketing premium: mentoria e consultoria de marketing de 3 meses para você! Saiba mais aqui >>> Plano de Marketing Premium


Clique no botão abaixo e saiba mais sobre esses produtos. Garanta já o seu produto de marketing para fotógrafos e dê um salto na sua carreira!


Clique aqui e saiba mais >>> Produtos de marketing para fotógrafos


Ou você também pode participar da Trilha da Autoridade na Fotografia >>> A Trilha da Autoridade na Fotografia

0 comentário

コメント


bottom of page