top of page

Os pilares do produto na fotografia

Assim como a fotografia tem fundamentos sólidos e técnicos, vale o mesmo para a criação do foto produto





Bom abordar sobre a base que serve de sustentação de um negócio. Os pilares são cruciais para quem quer fazer boas fotos, atender bem e vale da mesma forma com o que fica, o produto.


Para fazer uma boa foto você tem que dominar a luz e os elementos técnicos que envolvem o assunto. Você tem que conhecer sua câmera e todos os meandros da composição, etc. O básico da fotografia não é tão fácil quanto parece. Se fosse, todo mundo faria fotos tecnicamente perfeitas.


No caso do produto não é diferente. Existem os pilares e vou simplificar ao máximo aqui mas ressaltando que para formatar isso não é tão fácil. Veja:


O Pilar da causa. O que te move na fotografia em termos de negócio e que vai além de faturar. Alegras a vida das pessoas? ajudar na autoestima? Importante entender o motivo que orienta a causa justa do seu negócio. Isso vai impactar na oferta e para quem você vai servir.


O pilar da utilidade. Para que serve o produto? qual o real motivo de uma pessoa querer e que relação aquele comprador terá com o que compra em um nível mais pessoal. Uma foto na parede pode não ser decoração apenas, mas uma afirmação de status ou uma lembrança boa. Para que serve não para você mas para seu cliente, ok?


O pilar da apelo. O produto é apelativo no bom sentido. apela ao bem-estar? apela ao saudosismo. Apela para algo divertido? Os produtos que fazem a diferença costumam ter isso bem definido. De novo, qual o apelo para seus clientes? O pilar do apelo é o que faz uma pessoa indicar para a outra e compartilhar a foto do produto nas redes sociais inclusive.


O pilar da qualidade e das garantias. Aqui é bem básico. O produto vai durar? é feito de qual material? qual a durabilidade? Se o cliente perguntar se é bom e se vai durar muito você sabe dizer? sabe dizer se resiste a impactos, respingos e umidade? Você como especialista é quem garante a qualidade e sabe o que fazer para durar o máximo possível.


O pilar do prazo. O produto tem que chegar e é bom que chegue direito. Tem que chegar limpinho e sem vírus. Tem que estar bem embalado e se puder ter mais informações melhor ainda. Coisas que estejam ligadas inclusive com os outros pilares. Se atrasar como faz? E se eu tiver que trocar?


O pilar tecnológico. O produto hoje vai além do que é tangível. Isso envolve tecnologia com a possibilidade de inserir músicas, cheiros, vídeos e criar itens dinâmicos e híbridos que "conversam" com o smartphone. Não abusar disso é um desperdício.


O pilar da colaboração. De como a pessoa pode criar junto e participar do processo. O que atrela a dimensão da recorrência. Do álbum de figurinhas com foto ao diário que permite seguir contando histórias com fotos. Do presente com foto que posso personalizar com textos e deixar com a minha cara. O que estamos vendo fazer sucesso costuma dar a chance do cliente participar de alguma forma do produto.


O pilar da personalização. Pois hoje podemos fazer tudo com foto e só dependemos da criatividade. E a foto vai bem com tudo, inclusive combinando com coisas que nada tem relação com fotos. Os cases inusitados e criativos daqui e de fora estão misturando fotos com doces, com decoração e itens para a casa. A foto vai bem com tudo...mas depende do último pilar.


O pilar da pessoa. Esse poderia ser o primeiro de todos mas deixei por último de propósito. Temos que criar para cliente por mais desafiador que isso possa parecer. A fotografia é um trabalho de emoção e personalizado. De cuidado e preocupação com cada cliente já que cuidamos de suas histórias. Isso vale para álbuns, sessões, foto presentes e os serviços fotográficos em geral. Não faz mais sentido não criar de um jeito individualizado e preocupado de verdade em atender cada pessoa de uma maneira especial, única.


Quer desenvolver ou melhorar o seu produto na fotografia. O curso online ao vivo Foto+Produto será nessa semana dos dias 26 e 27 de maio. Faça sua inscrição clicando aqui: FOTO+Produto.



0 comentário
bottom of page