top of page

OS ATRIBUTOS DE UM BOM PRODUTO PARA QUEM VIVE DA FOTOGRAFIA

A primeira constatação é da importância de se ter um produto. Mas não basta criar qualquer coisa ainda mais nessa nova fase da fotografia





Sem produto não dá para viver da fotografia. Se parece uma chamada exagerada tente seguir no mercado só com fotos digitais. Algo que em tempos de concorrência extrema e crise econômica/sanitária torna essa escolha quase inviável (voltamos ao quase depois). A escolha do produto envolve várias questões que passam do marketing alinhado e passam por preço e influencia até na divulgação. Contudo, aqui o enfoque é no produto e seus atributos primordiais. Veja quais são:


Produto é preocupação com as famílias, casais e com as pessoas em geral. Sem ele na forma de álbum, decoração com fotos e outros não tem memória para celebrar em família. Não tem legado histórico e as imagens ficam perdidas na nuvem ou no smartphone. Então o primeiro ponto primordial é a o valor de personificar essas memórias no papel.





Produto é adição de valor na oferta do serviço. O grande artista sem produto pode ter uma fotografia fantástica mas vai parar no mesmo "buraco negro" das redes sociais e do esquecimento digital como todo o resto. Com a foto no papel em algo diferenciado estamos adicionando valor ao que será entregue. E está diretamente ligado com a opção acima. No fim você mostra cuidado total com as memórias mais felizes daquelas pessoas. Logo, o segundo item primordial de um bom produto é que ele gera valor para você e para os clientes. Pois são memórias que ficam.





Produto é diferenciação desde que seja personalizado. Para quem está um passo na frente e já tem produto de nada adianta oferecer mais do mesmo. Ou seja, como é que você torna aquele álbum único. As fotos das pessoas no papel são sim uma forma de personalizar, só que não o bastante. Embalagem, histórias, tecnologia e outros fatores tornam hoje possível personalizar como nunca antes. Mesmo em itens mais simples na oferta final. O terceiro elemento primordial do bom produto é que ele tem de fato "a cara do cliente". E para isso você precisa ouvir e colaborar na criação do produto.


Produto é marketing. Na essência um álbum fica como lembrança importante. E gera indicação na hora que a família tem contato com amigos e parentes. A presença do produto bem feito gera essa confiança e um elo emocional. Desde que a peça seja a melhor possível e seguindo os pontos anteriores. Aqui o que é primordial é fazer o melhor produto e serviço possível para quem ambos trabalham junto na indicação. O famoso boca a boca depende disso é o melhor marketing que existe.





Produto em tempos de pandemia. Talvez o atributo novo desse momento seja justamente criar algo pensado para a realidade da Covid-19. Uma foto máscara com foto é um exemplo disso. Os ensaios remotos que geram álbuns impressos segue na mesma linha. O que fica evidente é que já surge uma nova onda de produtos pós-pandemia. Como diários da Covid-19 (não com viés negativo, mas para contar a história das pessoas com fotos nesses tempos). E outros foto produtos pensados para esse momento. De novo, cabe ouvir o que as pessoas querem e criar junto com elas. Isso pede sensibilidade, empatia. Coisa difícil de se ver por aí…


A identidade do fotógrafo ou negócio de foto deve sempre aparecer no que ele cria. E os produtos fazem parte desse processo. Entender isso é fundamental no composto do marketing na fotografia.





Ao final do processo, o produto eleva o valor da sua marca. Do propósito de quem se diz especialista em imagens. Se todo mundo é fotógrafo, nem todo mundo é guardião das memórias impressas. E elas são muito valiosas. Essa bandeira deve ser levantada pelos melhores fotógrafos e negócios de foto. Pode reparar que as referências do mercado e aqueles que estão bem são justamente os que valorizam e reforçam o valor do produto na fotografia.


Observe tudo o que ele apresentado nesse conteúdo e faça uma análise do que você entrega. Caso não entregue nada (só fotos digitais) é um péssimo sinal que tornará difícil a sustentabilidade na fotografia. Se você tem algo "mais ou menos" é um pouco melhor e ainda assim desafiador (porque estar na média não é um posicionamento favorável). E se está bem com seus produtos parabéns. Só não esqueça que eles tem um ciclo de vida e pedem renovação frequente.


Se precisar de ajuda conte com a iniciativa Foto+Produto. Dos dias 5 a 9 de outubro uma nova turma online ao vivo para te ajudar a criar um produto diferenciado na fotografia. Saiba mais aqui: Foto+Produto ao vivo. Não quer fazer ao vivo? então clique aqui: Foto+Produto/Online



0 comentário
bottom of page