Os 10 erros mais comuns no marketing da fotografia

Veja os deslizes frequentes de quem atua como fotógrafo(a) profissional quando o assunto é marketing



Sem enrolação e direto ao ponto. Elaborei essa lista com alguns dos erros mais frequentes no marketing para fotógrafos(as).


  1. Marketing não é para mim. Isso é o mesmo que dizer: não me preocupo em atrair e manter clientes. Simples assim!

  2. Só copiar o que os outros fazem. Se você seguir receitas prontas ou copiar colegas o resultado será um só: mesmice que leva no fim das contas para "oferta de preço".

  3. Usar o preço como alternativa. Esse é um clássico e é por isso que vemos o "derretimento" do valor em todas as áreas da fotografia. Quando nada mais funciona quem paga a conta é o precinho.

  4. Ter produto só para ter. Entra na mesma parte do "mais do mesmo". É mais fácil ter algo igual do que tentar algo diferente. E leva para o item 3: se todos os produtos são iguais minha alternativa é precinho.

  5. Não saber quem você é de fato nesse negócio. Um problema recorrente que está conectado com todos itens anteriores. Ora, se sou um seguidor do que é feito por aí...não tenho identidade, propósito e qualquer elemento de diferenciação. Aliás, vale até para a foto em si.

  6. Achar que divulgação é só postar em rede social. Postar é importante, mas marketing também ocorre em outras frentes. Desde exposição até o poder das notícias. E que no fim curiosamente também ajuda nas redes sociais.

  7. Achar que marketing digital vai fazer milagre. É o que chamo de paradoxo do marketing digital. O fotógrafo corre para ferramentas online sem ter uma estratégia e vira especialista em mostrar algo sem uma estratégia definida. Normalmente segue o estilo "mais do mesmo" também nesta parte.

  8. Achar que marketing é só vender. Vendas respondem ao marketing, mas vender é uma consequência de ações táticas e de uma estratégia bem-feita. Mas sobretudo de uma marca forte, que passa a percepção de valor. Deve ser por isso que branding também é uma parte fundamental desse pensamento do composto completo do marketing efetivo de quem vai bem.

  9. Achar que marketing funciona na hora. Marketing não é algo que funciona do dia para noite. Por que você acha que marcas seguem com presença consistente nos mais diferentes canais. Porque marketing é repetição e presença na cabeça dos possíveis compradores ou de fazer as pessoas retornarem para consumir de você.

  10. Não ter posicionamento de mercado porque não sabe de fato o que seu negócio tem de especial: o que te move na fotografia e como você se projeta como marca neste negócio.


Eu poderia inserir mais outras dezenas de erros comuns que cometemos neste assunto. Como achar que só a foto bonita vai fazer o marketing ou que marketing tem começo, meio e fim (uma dica: marketing tem que ser parte da rotina).


Se precisar de ajuda para olhar para o marketing de forma prática, direta e de olho em você...então conheça o Plano de Marketing 2023 e comece a colocar a mão na massa o quanto antes. Saiba mais aqui PLANO DE MARKETING 2023


0 comentário