top of page

O que você vende e qual o diferencial?

São duas perguntas simples, mas muitos fotógrafos se perdem na hora de explicar isso


Responda rápido: o que é que você vende? A resposta costuma ser: vendo fotografias, ou retratos, ou foto de casamento, ou fotos de família...


Alguns respondem que vendem sonhos, ou histórias ou eternizar momentos. Ou seja, valorizam de alguma forma, mas são vagos.


Alguns respondem que vendem qualidade, experiência, tradição ou belas imagens. Tudo muito vago e na minha visão isso prejudica. Ter qualidade, diferencial, tradição, belas imagens...nada disso vai se destacar de verdade para quem compra fotografia.


Se pegarmos sob outra ótica, você sabe o que o cliente procura de fato? Ele está contratando uma memória marcante de um dia especial muito único para ele. Ou ele compra algo que melhora sua auto-estima, ou compra o status de parecer "mais profissional" e por aí vai...


Só iremos saber o que exatamente ele quer comprar quando investigamos no detalhe e cada resposta e necessidade é muito única. Aliás, aqui poderíamos pensar que o que você vende quando atende esse desejo do cliente é uma visão muito única sobre você e sua fotografia. "Ele me vendeu poder relembrar o dia mais feliz da minha vida". Algo que no dia de um casamento ou parto é bem provável de ser verdade.


O que você vende não deveria ser racional. Quase sempre fotógrafos caem nesse erro de venderem tamanhos, recursos, coisas técnicas e funções frias. As pessoas não estão nem aí e daí tende a comparação de preço.



O diferencial é a segunda parte da história, mas deveria ser a primeira. Se eu sei o que vendo e para que serve e para quem é...então naturalmente deveria pensar em como é distinto do que é oferecido no mercado. Um exercício em que você olha para você, para o que os colegas fazem e o que os clientes compram...e observa algo que não está sendo oferecido. É aí que entra o diferencial. Pode até ser um estilo fotográfico ou um serviço atrelado. Recentemente fiz matéria sobre um estúdio em Portugal que combina fotografia e tatuagens. Outro conteúdo que fiz mostra um fotógrafo de pets que combina IA com impressão e retratos. O diferente chama a atenção, normalmente conectado com um nicho ou super nicho e bem explicadinho. O apelo quase sempre é emocional. Então fica aqui meu convite para sua reflexão: o que você vende na ótica do cliente? quais os apelos emocionais? E como você pode ser diferente dos colegas para servir clientes de uma forma muito sua?


Se precisar de ajuda com seu marketing conte com o Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024



0 comentário
bottom of page