top of page

O que fotógrafos podem aprender sobre marketing com o livro Contágio de Jonah Berger



O livro “Contagious” (Contágio - Por que as coisas pegam) de Jonah Berger é um livro que fala sobre como as coisas se tornam populares e como as ideias se espalham. O autor identifica seis princípios básicos que impulsionam as coisas a se tornarem contagiosas. Esses princípios são: Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias.





Esses princípios podem ser aplicados em vários campos, incluindo o marketing de fotógrafos e negócios de fotografia. Por exemplo, um fotógrafo pode usar o princípio de Moeda Social para tornar seu trabalho mais contagioso. Isso pode ser feito criando um portfólio online que mostre seu trabalho em locais populares ou em eventos importantes. O princípio de Gatilhos pode ser usado para criar uma conexão entre o trabalho do fotógrafo e eventos sazonais ou feriados. O princípio de Emoção pode ser usado para criar uma conexão emocional com o público-alvo do fotógrafo. O princípio de Público pode ser usado para criar uma sensação de exclusividade em torno do trabalho do fotógrafo. O princípio de Valor Prático pode ser usado para fornecer informações úteis sobre fotografia ou dicas para tirar fotos melhores. Finalmente, o princípio de Histórias pode ser usado para contar histórias sobre o trabalho do fotógrafo e como ele ajuda as pessoas a capturar momentos importantes.





Veja alguns exemplos de como os princípios de “Contagious” podem ser aplicados ao marketing de fotógrafos e negócios de fotografia:

  • Moeda Social: Um fotógrafo pode tornar seu trabalho mais contagioso criando um portfólio online que mostre seu trabalho em locais populares ou em eventos importantes. Isso pode fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a compartilhar o trabalho do fotógrafo com outras pessoas.

  • Gatilhos: Um fotógrafo pode criar uma conexão entre o trabalho dele e eventos sazonais ou feriados. Por exemplo, um fotógrafo pode criar uma sessão de fotos temática para o Dia dos Namorados ou para o Natal.

  • Emoção: Um fotógrafo pode criar uma conexão emocional com o público-alvo dele. Por exemplo, um fotógrafo pode criar uma campanha publicitária que mostre como as fotos dele ajudam as pessoas a capturar momentos importantes.

  • Público: Um fotógrafo pode criar uma sensação de exclusividade em torno do trabalho dele. Por exemplo, um fotógrafo pode oferecer sessões de fotos exclusivas para clientes VIPs.

  • Valor Prático: Um fotógrafo pode fornecer informações úteis sobre fotografia ou dicas para tirar fotos melhores. Por exemplo, um fotógrafo pode criar um blog que forneça dicas sobre como tirar fotos melhores.

  • Histórias: Um fotógrafo pode contar histórias sobre o trabalho dele e como ele ajuda as pessoas a capturar momentos importantes. Por exemplo, um fotógrafo pode criar uma campanha publicitária que conte a história de como ele ajudou um casal a capturar o momento do pedido de casamento.

Obviamente são exemplos simples só para você ter uma ideia geral. O fato é que marketing moderno na fotografia envolve a mistura entre elementos emocionais, posicionamento de mercado bem definido por parte do fotógrafo e aplicação na prática com estratégia afiada.


Se precisar de ajuda com o marketing conte com o Plano de MKT da Fotografia >>> Plano de Marketing da Fotografia


Se quiser ler sobre marketing >>> ebooks - Marketing


Se quiser uma mentoria >>> Plano de Marketing Premium


0 comentário

コメント


bottom of page