top of page

O que as palavras do ano de Oxford e Merriam-Webster nos dizem sobre 2023

Os dois famosos dicionários de língua inglesa anunciaram recentemente que "Charme" e "Autêntico" são as palavras de 2023. Na minha visão, elas tem ligação direta com marketing e os efeitos da inovação acelerada no último ano



Vamos começar pela palavra do dicionário Merriam-Webster. Autêntico ganhou outra dimensão em um mundo dominado pelo fake das IAs, mas não só isso. Pois já vemos nos últimos anos um forte "artificialismo" provocado pela vida online, de influenciadores "irreais" e algo que é tão artificial quanto a inteligência artificial. Aliás, as redes sociais também tem muito disso...a vida perfeita, poses e diários de mundos retocados.


Mas a palavra autêntico tem valor no sentido de você olhar para você. De mostrar e buscar o que te faz único e contar para as pessoas sobre isso. Sua visão, sua fotografia, seu negócio. como ser mais autêntico? São questões conectadas com o novo marketing da fotografia. As pessoas querem coisas reais, autênticas, como você.





Em um mundo tão digital e irreal, então propor essa autenticidade tem um valor. Das experiências, das obras, da arte, da sua criatividade e do seu negócio. Que tal pensar sobre isso e começar?


Rizz é a palavra do ano de Oxford. Nesse caso é uma expressão dos jovens usada para definir estilo, charme. A capacidade de atrair um parceiro. Coisas que de certa forma se conectam diretamente com identidade, personalidade. Aquilo que te faz atraente é algo muito peculiar. Ou seja, também estão fortemente ligadas ao tema da autenticidade.





Buscar seu charme, ser atraente...dois atributos do marketing moderno. No fim, marketing é sobre atrair e manter clientes. E para tanto, precisamos ser sedutores, mas sem sermos falsos.


Aliás, no caso da Merriam-Webster, a definição de autêntico vai além: ser real e não uma imitação. Esse ponto é sensível na fotografia, pois todo mundo copia todo mundo o tempo todo. Desde estratégias de marketing, estilos fotográficos, poses, truques e por aí vai. Vemos clones e mais cópias no mercado. Gente sem estilo, sem charme e bem fake. Quase tão falsos quanto uma belíssima obra de IA. Coragem para encontrar esse nosso "real" e mostrarmos nosso estilo são questão fundamentais. Que tal tentar?


Se precisar de ajuda com seu marketing na fotografia, conte com o Novo Plano de Marketing 2024. Saiba mais aqui >>> Plano de Marketing 2024




0 comentário

Comments


bottom of page