top of page

O que é o Stable Diffusion e como ele compete com o MidJourney?

A nova versão do gerador de imagens de IA impressiona pela qualidade e sofisticação das imagens que produz a partir de textos simples





Stable Diffusion XL v0.9 está disponível. E os resultados são impressionantes.


A startup de IA Stability AI acaba de lançar sua última versão do Stable Diffusion - e o modelo não decepciona.


Stable Diffusion XL (SDXL) v0.9 produz imagens ultra-fotorrealistas, superando as iterações anteriores em termos de sofisticação e qualidade visual. Isso significa, entre outras coisas, que o novo modelo da Stability AI não vai gerar aquelas problemáticas “mãos estranhas”. Além disso, você não vai precisar introduzir dezenas de palavras para obter uma imagem incrível, pois o modelo foi treinado para fazer a maior parte do trabalho por você. A comunicação com o modelo será mais natural.





A empresa anunciou o lançamento no Twitter ontem, observando que a nova versão “proporciona um grande avanço na criação de imagens geradas por IA”.



SDXL 0.9 produz uma melhoria considerável na imagem-texto e no detalhe da composição em relação ao lançamento beta e proporciona um salto nos casos de uso para imagens geradas por IA. #StabilityAI


Apelidado de SDXL v0.9, o gerador de imagens se destaca em resposta a prompts baseados em texto, demonstrando um detalhe de composição superior ao da sua versão beta SDXL anterior, lançada em abril. Uma comparação minuciosa das imagens geradas por ambas as versões destaca a vantagem distintiva do último modelo.





Os prompts agora renderizam imagem mais realistas com o novo modelo de IA, superando a versão anterior que deixou a desejar na sua representação de detalhes verossímeis. Tais melhorias significativas são atribuídas a um aumento na contagem de parâmetros no SDXL v0.9, oferecendo uma maior profundidade de aprendizagem em comparação com seu antecessor.





A Stability AI, conhecida por trazer o gerador de imagens open-source Stable Diffusion à tona em agosto de 2022, tem alimentado ainda mais sua competição com o Dall-E e o MidJourney da OpenAI. O Stable Diffusion é atualmente o gerador de imagens open source mais popular do mundo.


A empresa foi reconhecida pela TIME ontem como uma das empresas mais influentes de 2023. Outras empresas de IA que aparecem na lista são OpenAI (ChatGPT), Hugging Face (plataforma colaborativa open source de IA), Runway AI (vídeo generativo), Nvidia e Google Deepmind.


Em uma mudança notável, o SDXL v0.9 abandona os prompts complicados, gerando melhores resultados a partir de entradas mais simples e menos estruturadas.


O fato é que essa nova facilidade de uso pode representar uma séria ameaça ao MidJourney, cujo principal atrativo é sua facilidade de uso. Além disso, a estética cinematográfica e a renderização precisa de objetos pelo SDXL v0.9 podem servir como um forte ponto de venda para a Stability AI, lembrando o estilo visual do MidJourney.


Faça parte da nova fase de valor da fotograf.IA. Conheça NFoTo >>> NFoTo: fotografia blockchain e inovação


0 comentário
bottom of page