Os smartphones com inteligência artificial começam a mudar a forma como capturamos e editamos fotos, mas estamos preparados para o que vem a seguir?
Em uma era onde a inteligência artificial já está se infiltrando em nossos bolsos através de smartphones como o Google Pixel 9, a fronteira entre realidade e edição fotográfica está se tornando cada vez mais tênue. Com o avanço da IA na palma da mão tem a pergunta: até onde posso manipular a cena sem perder a essência do momento?
As ferramentas de IA, cada vez mais poderosas, permitem não só apagar objetos indesejados, mas também adicionar elementos que não estavam lá. E o que era apenas um ajuste para melhorar a foto começa a se transformar em uma recriação digital da realidade. Agora, com o lançamento do Pixel 9, que chega ao mercado com capacidades ainda mais avançadas, seremos capazes de "reimaginar" completamente nossas imagens. O limite entre uma simples fotografia de férias e uma criação digital sofisticada está se diluindo rapidamente.
Com novos recursos de edição generativa, será possível adicionar ou remover objetos inteiros, alterar cenários e até fundir diferentes momentos em uma única imagem. O que antes parecia uma prática inofensiva para melhorar uma foto pode evoluir para uma reconfiguração completa do que consideramos uma lembrança real.
Enquanto alguns abraçam essa nova era da fotografia com entusiasmo, outros estão recuando. Aplicativos como o Halide estão lançando modos que rejeitam o processamento de IA, voltando à simplicidade das câmeras digitais antigas. A Geração Z, por exemplo, está liderando um renascimento das câmeras digitais vintage, buscando uma estética mais autêntica e "imperfeita", que as modernas ferramentas de IA parecem suavizar demais.
Esses desenvolvimentos levantam questões sobre o futuro da fotografia. Em uma sociedade acostumada a manipular imagens com facilidade, onde fica o limite entre capturar um momento e criar uma fantasia? E, mais importante, o que perdemos ao suavizar as imperfeições da vida real? A imperfeição, afinal, é o que muitas vezes confere autenticidade e emoção às imagens.
De acordo com uma matéria recente da The Verge, ainda não sabemos o impacto completo da IA na fotografia, mas o avanço dessas tecnologias promete reverberar tanto nas redes sociais quanto no mercado profissional. O que é certo é que o setor de fotografia, de uma forma ou de outra, vai sentir os efeitos dessas mudanças nas próximas gerações.
Veja também >>> O Google Pixel 9: Fotografia e Infinitas Possibilidades com IA (enfbyleosaldanha.com)
Veja também:
Fotograf.IA fez aniversário e essa é uma excelente oportunidade para você descobrir todo potencial com IA na Fotografia. Saiba mais >>> Celebrando 1 ano de inovações, o "Guia Fotograf.IA" lança sua versão 13! (enfbyleosaldanha.com
Aproveite a promoção para celebrar 1 ano da iniciativa. Ao entrar para Fotograf.IA você recebe os ebooks Guia Fotograf.IA + Marketing para Fotógrafos (versão 2024) e Guia Foto+Produto >>> SuperPromo Fotograf.IA: IA+marketing+produto (enfbyleosaldanha.com)
Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024
Que tal fazer parte da nova fase de valor da fo
tografia? Conheça >>> NFoTo
Compre meus equipamentos usados - Lojinha do Leo (últimos itens)
Komentarze