top of page

O marketing importa na fotografia (mais do que nunca) mas lidar com o tema ficou ainda mais complexo

Fazer o marketing virou questão de sobrevivência, mas não só isso. Questões como diferenciação e posicionamento de mercado pedem mais sofisticação na estratégia e isso não é fácil




O marketing importa se viver de fotografia é relevante para você!

Marketing costumava ser mais simples na era analógica. Você criava sua marca, desenvolvia o produto e serviço e escolhia os canais de divulgação cobrando um valor por aquilo que entregava. Pensando bem, será mesmo? pois só isso é que era mais "simples". Já que o acesso a informação era restrito e tudo era muito caro nas ações de marketing que você poderia fazer. Um anúncio em revista ou jornal, por exemplo, custava muito e era bem difícil de medir os resultados.


Saltando para décadas depois, em um cenário pós pandemia, entramos em um mundo cada vez mais "figital" (físico e digital) e você precisa ter presença consistente tanto no mundo real quanto online. E as duas coisas estão muito misturadas. A tendência aliás, é que essa parte híbrida só aumente. Sobretudo com uma internet móvel 5G super rápida e presente. Lembrando que seu consumidor está com um poderoso computador do bolso conectado a web em que ele pode checar, comparar e comunicar tudo na hora.





Para o fotógrafo e fotógrafa, a nova fase do marketing em tempo real isso gera falsas facilidades. Basta notar que a competição pelo tempo e atenção chegou a níveis nunca antes imaginados. E vai piorar. Na prática isso quer dizer que as barreiras caíram para mostrar o que você faz e um fotógrafo de uma cidade vizinha (ou de outro estado pode e vai buscar pelos seus clientes). E isso não é uma novidade. O que é novo é esse comportamento híbrido que deve se intensificar e se tornar frequente.


Até mesmo a parte do conteúdo grátis confunde muito. O que vemos hoje são informações conflitantes e muita gente confundindo marketing digital com estratégia. Exemplo: a pessoa compra câmera, cria um site (ou cria uma conta no Insta) e parte para a divulgação. A estratégia então é essa: "vou mostrar meu trabalho e daí vender". Não demora para que a fase sem resultados leve para a ação de "vender preço baixo". Daí para ter outros problemas é só uma questão de tempo. Por sinal, alguns destes problemas recorrentes decidi listar abaixo:


1 - Divulgação: hoje é fácil "mostrar o trabalho" e isso não quer dizer que vai vender.

2 - Paixão: o fotógrafo ou fotógrafa entra na fotografia por paixão e isso não necessariamente ajuda no marketing. Pois se sou apaixonado pelo que eu faço...dar descontos acaba sendo o caminho. E como "eu amo o que eu faço" não tem problema, não é mesmo?

3 - Foco e escolhas: perdido entre tantas opções, canais, redes sociais, estilos e por aí vai. O mar de opções para estudar e aparecer acabam sendo desafiadores do que podemos focar.

4 - O que vai entregar? sem produto. Como a fotografia hoje é digital tenho a falsa percepção de que não preciso de um produto. Quando na prática eu bem que poderia empacotar algo que mesmo sendo 100% envolve um conceito de marketing. Com nome, proposta e afins.

5 - O legado do tangível! Só porque é 100% digital não quer dizer que não poderia ter um produto físico que te diferencie da concorrência. O que vemos por aí é falta de oferta de produtos. Lembrando que fotos físicos e seus derivados geram encantamento e outras possibilidades de valorizar sua marca.

6 - Preço com base no achismo! A questão do valor a ser cobrado é outro ponto relevante e que gera muita dúvida. Tem gente que faz o preço com base na concorrência e outros que fazem conta. E ainda tem os que fazem preço na base do "o que eu acho que deveria ser". Preço costuma ser a alternativa mais rápida quando as coisas não dão certo. Primeiro vem a divulgação e na sequência apelar ao precinho para ter resultado. E muitas vezes nem isso dá certo.

7 - Sem proposta única de valor. Definição de posição única de mercado é fundamental e pede um olhar para dentro, para os concorrentes e para o consumidor. Vai bem quem consegue equilibrar bem isso de olho sobretudo no que não está sendo oferecido e especialmente de olho nos clientes desatendidos.

8 - É para ontem (o sucesso). Como se existisse marketing que dá resultado em pouco tempo. Se fosse assim, marcas não fariam investimentos por anos e sem parar para estar na mídia (online ou tradicional). O importante é consistência, frequência e foco com posicionamento de mercado e uma divulgação que tem cara de conversa e não de anúncio.

9 - Minha arte vale mais! esse já é um clássico. A ideia de que como eu "vendo arte" então os clientes tem que comprar o que eu ofereço. O problema é que você não tem uma marca consolidada e valiosa. Ou seja, você precisa construir essa "grife" para poder se dar ao luxo de fazer só que quiser. Logo, o marketing que funciona hoje envolve justamente encontrar produtos/serviços para clientes e não tentar empurrar o que você faz.

10 - Marketing não é para mim. E variações do gênero. O fato é que você faz marketing mesmo quando não decide fazer. Pois as pessoas tem percepções de mercado e ideias formatadas com base na percepção que você gera hoje com o que quer que você tenha de presença com sua marca na fotografia. Dizer que marketing não é para você é o mesmo que dizer: "eu não me importo com meu negócio de fotografia".

O marketing ficou mais complexo porque você tem hoje um mercado muito dinâmico. Com mais entrantes do que nunca, com mais mudanças intensas tecnológicas e comportamentais. E tudo isso pede uma atenção e adaptação constantes. Ficou mais complicado porque buscamos muitas vezes respostas fora, nos concorrentes e referências. Quando na verdade o caminho do marketing certeiro passa justamente em um olhar para dentro. E esse caminho sabemos que é mais difícil...porque fórmula pronta tem um monte no Google para você seguir. Já fazer o que tem ser feito...

Ficou mais desafiador porque você disputa atenção não só com colegas. Porque disputamos com tantas outras coisas seja na parte da atenção ou do consumo. O fato é que só quem tiver marca e diferenciação de verdade é que conseguirá se destacar no mercado. Marketing moderno da fotografia é sobre criar conteúdos e fatos relevantes e verdadeiros sobre você que envolvam a sua marca com experiências de olho nos clientes. Com especial cuidado em fazer com que as pessoas se interessem, se importem e falem de você. A tal da conexão.


O marketing importa mais do que nunca...porque é sobre atrair e manter clientes. E para viver da fotografia é justamente o que a gente precisa. O desafio é como fazer isso em tempo de marketing em tempo real e com a fotografia sendo desafiada em tantas frentes.

Espero poder te ajudar neste processo com meus produtos de marketing. Que aliás, são únicos no mercado fotográfico.


Saiba quais são os produtos que vão te mostrar como se posicionar no mercado, se diferenciar da concorrência e gerar valor para os seus clientes Esses produtos vão te ensinar tudo o que você precisa saber sobre marketing na fotografia, desde o posicionamento de mercado até as estratégias e ações para alcançar seus objetivos. Eles vão te ajudar a criar uma marca pessoal forte, se diferenciar da concorrência e gerar valor para os seus clientes.

E o melhor de tudo: eles são produtos digitais, que você pode acessar de onde quiser, quando quiser e quantas vezes quiser. Eles são produtos que vão te acompanhar na sua jornada como fotógrafo ou fotógrafa profissional. Quer saber quais são eles? Então continue lendo.



Para quem quer ler e estudar sozinho

O primeiro produto é o “2 em 1 do marketing” ebooks de marketing para fotógrafos. Neste ebooks, você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre marketing na fotografia, sobretudo na importância do posicionamento de mercado, produto e uma visão completa sobre o composto do marketing na fotografia (Produto, preço, presença e divulgação). Você vai descobrir como criar uma marca pessoal forte, como se diferenciar da concorrência e como gerar valor para os seus clientes.

O ebook de marketing para fotógrafos é o primeiro e único livro do Brasil sobre esse assunto. Ele tem mais de 200 páginas de conteúdo prático e atualizado, com exemplos reais e dicas valiosas. Ele é ideal para quem está começando na carreira ou para quem quer se atualizar sobre as novas tendências do mercado. Já o ebook Guia Foto+Produto é a única publicação sobre a importância do produto na fotografia. Na promoção "2 em 1" do marketing você leva os dois ebooks com uma condição especial >>> Eu Quero o 2 em 1 do marketing



Para quem quer algo personalizado e com orientação

O segundo produto é o plano de marketing 2023. Este é um produto digital único e colaborativo, que vai te ajudar a ter uma visão completa e acertar seu marketing na fotografia. Ele consiste em um documento interativo que você pode preencher online, seguindo os passos que eu vou te orientar. Não existe nada parecido no mercado.

O plano de marketing 2023 vai te ajudar a definir seus objetivos, estratégias e ações de marketing para o próximo ano. Você vai poder analisar seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças, seus concorrentes e seus clientes. Você vai poder planejar seu orçamento, seu calendário e suas métricas de sucesso.

Ao finalizar o plano de marketing 2023, você vai me enviar de volta e eu vou te dar um feedback personalizado sobre o seu trabalho. Eu vou te dizer o que está bom, o que pode melhorar e o que você pode fazer para alcançar seus resultados. E ainda tem mais: ao adquirir o plano de marketing 2023, você ganha acesso gratuito ao ebook de marketing para fotógrafos e a mais de 5 horas em vídeo sobre o novo marketing na fotografia. Garanta o seu aqui >>> EU QUERO MEU PLANO DE MARKETING



Para quem quer uma consultoria/mentoria

O terceiro produto é o Plano de Marketing premium. Este é um produto exclusivo para quem quer uma consultoria personalizada com mentoria de 3 meses. Neste produto, eu vou te ajudar a criar o seu plano de marketing do zero e acompanhar o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

O plano de marketing premium é um serviço individualizado e sob medida para as suas necessidades. Eu vou te entrevistar para entender o seu perfil, o seu trabalho e os seus objetivos. Eu vou te enviar um questionário detalhado para coletar as informações necessárias para elaborar o seu plano de marketing. Eu vou te entregar um documento completo e profissional, com todas as recomendações e orientações para você executar o seu plano de marketing.

Além disso, eu vou te oferecer uma mentoria de 3 meses, onde eu vou te acompanhar semanalmente via ferramentas online. Eu vou te dar suporte, tirar suas dúvidas e te motivar a seguir em frente. Eu vou te ajudar a monitorar seus resultados, corrigir eventuais problemas e celebrar suas conquistas. Interessado? Saiba mais aqui >>> PLANO DE MARKETING PREMIUM





Esses são os 3 produtos de marketing que eu tenho para você. Eles são fruto de anos de estudo, pesquisa e experiência no mercado da fotografia. Eles são produtos que vão te ensinar, inspirar e transformar. Eles são produtos que vão fazer a diferença na sua carreira e na sua vida.


Mas atenção: esses produtos não são para qualquer um. Eles são para fotógrafos e fotógrafas profissionais que querem se destacar no mercado. Eles são para fotógrafos e fotógrafas profissionais que querem fazer parte de uma comunidade de fotógrafos que estão fazendo a diferença no mundo com suas imagens.

Se você é um deles, então não perca tempo e aproveite essa oportunidade única. Esses produtos estão com preços especiais por tempo limitado. Clique nos links abaixo e garanta os seus agora mesmo.





0 comentário

Comments


bottom of page