O desafio do perfil mais completo para os profissionais da fotografia

A busca pelo equilíbrio entre ser empreendedor e ao mesmo tempo uma pessoa criativa não é uma tarefa fácil





Quando decidimos criar um evento sobre criatividade, empreendedorismo e marketing tínhamos claramente em mente que a junção dessas três competências é desafiadora. Na prática, são poucos fotógrafos que conseguem equilibrar bem nesses três elementos e em outros. O empreendedor criativo (não só da fotografia) não é um ser utópico, mas também não é tão comum que a gente veja toda hora por aí. O que complica a vida dos fotógrafos é que o que os leva normalmente para o ofício é a parte criativa. "Sempre fui apaixonado por fotografia..." e afins são as frases de bio do Instagram frequentes no mercado. O problema é que essa paixão cria alguns paradoxos. Primeiro, se sou apaixonado poderia fazer só por amor e nem precisaria viver disso. Pesquisas já mostraram que a paixão cega no caso da fotografia tende a levar para descontos e ofertas em excesso. Ponto de atenção aí.




Outro fator conflitante é que a parte criativa e artística é bem subjetiva. Ou seja, aquilo que é arte para você talvez não seja para aquele público que você gostaria de atender. Já pensou nisso? Pois é justamente nisso que entra a parte de negócios e empreendedorismo e marketing. A questão de se reposicionar (mesmo sendo iniciante) talvez seja uma necessidade para acertar o prumo da sua vida profissional na fotografia. Não que isso seja fácil. Aliás, pode ser doloroso esse processo de entendimento e ajuste de curso na sua trajetória como fotógrafo. Já vi inclusive fotógrafos que fizeram isso e mudaram de área e hoje estão bem.




"Não sei fazer e nem quero" é uma frase comum na boca de muitos fotógrafos. Quer seguir fazendo o que faz que é fotografar. E essa decisão também possível. Nesse caso talvez envolva pedir ajudar. Quem pode te ajudar com empreendedorismo, marketing, finanças, etc. Posso citar alguns caminhos. Caso do Sebrae que está presente no Brasil inteiro e online e oferece cursos grátis e pagos (acessíveis). Outra opção é mais orientada dentro do universo fotográfico. Nesse ponto puxo obviamente para nosso lado. Na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de junto, teremos o evento ao vivo. Conexão Fotográfica. Iniciativa que conecta criatividade, empreendedorismo e marketing para te oferecer uma visão completa sobre a importância desse equilíbrio. Saiba mais clicando aqui: Conexão Fotográfica.

18 visualizações0 comentário