top of page

O anúncio surpreendente da tecnologia de lentes da chinesa Xiaomi

A fabricante de smartphones anunciou lentes líquidas para o futuro modelo Mi Mix que deve ser lançado em breve



Trata-se do o primeiro modelo do mundo com esse tipo de lente que se adapta de acordo com a necessidade. Mudando foco e distância focal graças a lente líquida. O que isso representa na prática? algo que vai dispensar a necessidade de muitas lentes para smartphone, tornando possível resolver todas as questões em um mesmo módulo com a objetiva. Desde fotografia macro até zoom...tudo na mesma lente. Vale dizer que não chega a ser novidade (lente líquida), embora seja algo que até então não tinha sido anunciado para o consumo de massa.


A marca apresentou a novidade no último dia 29. Trata-se do primeiro dispositivo do mundo com lente líquida. O Mi Mix Fold também dobrável.




O site Tecnomundo explicou mais sobre a lente...


O que é uma lente líquida?

A tecnologia de lente líquida é inspirada em princípios do olho humano e utiliza em sua composição um fluido transparente envolto em uma camada protetora.

Com esse material e a utilização de um pequeno motor, é possível obter diferentes curvaturas da superfície esférica da lente — fazendo com que ela atue de forma bem mais complexa e diversificada do que um componente comum.


A lente líquida é resistente a temperaturas extremas (de -40ºC a 60ºC, além de baixa dispersão e alta absorção de luz. A também chinesa Huawei deve ser uma das próximas a lançar um modelo com esse recurso.

O que eu ganho com isso?

Em termos práticos no Mix Mix Fold, a lente líquida faz uma só câmera valer por duas: o mesmo sensor serve tanto para zoom (óptico de 3x e híbrido de 30x) quanto para retratos aproximados de objetos pequenos (macro de menos de 3 cm de distância). Além disso, o foco fica mais rápido e preciso.


Além da lente estreante, o modelo é o primeiro com um processador de imagens de fabricação da própria Xiaomi: o Surge C1 Image Signal Processor. As outras câmeras traseiras são de 108 MP (sensor principal) e 13 MP (ultra-wide).

O Xiaomi Mi Mix Fold será vendido inicialmente na China a partir de 16 de abril.





0 comentário
bottom of page