top of page

Nikon se une à AFP para garantir autenticidade de imagens

A tecnologia de marca d'água na câmera da Nikon adiciona uma camada extra de segurança sobre a autenticação de metadados existente que usa a estrutura C2PA*


Com este novo recurso que cria uma marca d'água incorporada, a Nikon diz que garante que a correlação com a imagem original possa ser rastreada mesmo se os metadados compatíveis com C2PA forem excluídos acidentalmente.


A Nikon anunciou sua parceria com a agência de notícias com sede em Paris, Agence France Press (AFP), para fornecer verificação prática de autenticidade de imagem à medida que o uso de imagens geradas por IA se torna mais difundido. A nova função de proveniência de imagem na câmera visa proteger os fotojornalistas, em particular, não apenas de imagens falsas, mas também do uso não autorizado de imagens.


O comunicado para a imprensa da Nikon:


A Nikon tem o prazer de anunciar a colaboração com a agência de notícias com sede em Paris, a Agence France-Press (AFP). Esta parceria envolve fotógrafos da AFP verificando uma nova função de procedência de imagem que a Nikon desenvolveu recentemente para suas câmeras, especialmente para usuários dentro do campo do jornalismo.


A nova operação foi concebida para proteger os indivíduos e as empresas do setor da imagem de quaisquer resultados desfavoráveis causados por falsificação e/ou utilização não autorizada de imagens, permitindo que as atividades criativas e profissionais dos fotógrafos sejam conduzidas com mais tranquilidade.


Garantir a autenticidade das imagens, especialmente no campo do jornalismo, é um desafio importante que Nikon e AFP compartilham o mesmo objetivo de superar, com a introdução da nova função. Para implementar esse novo recurso nas câmeras, a Nikon iniciará a verificação prática de seu desempenho dentro do fluxo de trabalho da AFP. Trata-se de possibilitar a fixação de informações como fontes e origens a partir do momento da captura da imagem. O objetivo aqui é melhorar a confiabilidade das fotos de notícias e agilizar o processo de verificação de fatos.


A Nikon incorporou recentemente a tecnologia de marca d'água eletrônica na nova função e está desenvolvendo simultaneamente um recurso inovador que gera imagens com dados de marca d'água incorporados, diretamente no sistema de câmeras. Isso significa que, mesmo que os metadados compatíveis com as especificações da Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) sejam excluídos acidentalmente, a correlação com a imagem original pode ser determinada. Isso permite a construção de um sistema de autenticidade mais robusto, contribuindo para a verificação de imagens de maior qualidade.


Um porta-voz da AFP comenta: "Estamos orgulhosos de unir nossos pontos fortes com a Nikon para abordar a questão crítica da procedência da imagem. Juntos, pretendemos elevar os padrões do jornalismo profissional e promover um renovado senso de confiança na esfera pública. Através desta parceria, e com a nova função, estamos preparados para desenvolver a forma como as imagens são obtidas, verificadas e compartilhadas, garantindo um compromisso inabalável com a autenticidade e a transparência. Dentro dessa colaboração, estamos trabalhando para um futuro onde a verdade importa, capacitando indivíduos e instituições com informações precisas e confiáveis."

A Nikon continuará a incorporar novos elementos das especificações C2PA em evolução e conduzirá o desenvolvimento e verificação. Esta função foi planejada para ser incluída nos próximos produtos e o momento de sua incorporação será anunciado separadamente, uma vez determinado.


A Nikon se esforça continuamente para atender às necessidades dos usuários, fornecendo uma série de funções inovadoras e úteis que definem o padrão para o futuro. Para saber mais, visite www.europe-nikon.com


Se quiser participar de um grupo voltado para a nova fase da fotografia participe do NFoTo e entenda o universo dos NFTs e blockchain na fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Se quiser se conectar com inovação e o poder da IA na fotografia conheça a iniciativa Fotograf.IA >>> Guia Fotograf.IA em nova versão 6.0


Se quiser acertar seu marketing em 2024 conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024


0 comentário
bottom of page