top of page

NFT para Fotógrafos(as) - Duas realidades bem distintas

Hoje existem muitas visões sobre o assunto, mas ao menos duas merecem atenção quando se trata de NFT





Eu devo ter sido um dos primeiros do Brasil a falar de blockchain e seu potencial para a fotografia. Algo que abordo tem uns bons anos. Pois de um ano para cá o NFT, que só é possível por conta da tecnologia blockchain, vem se desenvolvendo e avançando no mundo da arte e da fotografia. De 2021 para 2022 surgiram duas vertentes distintas de pensamentos que vale olharmos com cuidado.

1 - Os céticos - Nessa parte estão não só os que não acreditam, mas também os que tem forte desconfiança sobre o potencial do NFT. O fato é que o blockchain é a realidade não só do universo da arte hoje, mas também para investidores já que as criptomoedas só existem por conta dessa tecnologia. A descrença e desconfiança é válida, pois é algo muito novo e para muitos desconhecido. As perguntas mais frequentes são:

  • É bolha?

  • É golpe?

  • É fake?

  • É só marketing?

E por aí vai. O que reforça o descrédito são notícias que volte e meia saem falando de hackers que roubaram obras ou desviaram valores e também de plágio e sem falar nas notícias de vendas de obras por milhares de dólares que para muitos parece não fazer sentido.


2 - Aqueles que estão criando e vendendo - Isso é fato, tem gente vendendo e faturando hoje. Vendem fotos, vídeos e obras digitais das mais variadas. Tem iniciativas que estão combinando itens físicos com digitais. Galerias criando exposições físicas das obras e por aí vai. Brasileiros começam a despontar no tema aqui e lá fora. E vemos uma série de novas notícias sobre projetos e lançamentos dos mais variados voltados justamente para a fotografia.

Claro, ficam de fora dessas dois grupos os que desconhecem sobre essa novidade. Eu separei notícias abaixo para você conferir e se atualizar sobre o tema.









Eu acredito que o NFT não é sobre o futuro, pois já está ocorrendo de fato. E não será sobre vender obras por milhões, mas uma nova forma de vender e valorizar mesmo aquilo que é digital.


Se quiser mergulhar no assunto e entender melhor sobre isso te convido para participar do NFT para Fotógrafos(as), curso online ao vivo que será no próximo dia 10 de maio. Saiba mais e inscreva-se abaixo:


NFT para Fotógrafos(as)

Quando: 10 de maio – 18:15

Quanto: a partir de R$199 (parcelamento no cartão via Sympla)

O que ganho também: Plano de MKT para Fotógrafos + ebook + acesso ao conteúdo gravado

0 comentário
bottom of page