top of page

"Momentos Indecisivos" - Agência Magnum faz novo lançamento de coleção de NFTs

Novo drop c/tem uradoria de Azu Nwagbogu e celebra "momentos indecisos" do passado e do presente no vasto arquivo da agência





A Magnum está lançando sua segunda edição do NFT hoje como parte de suas comemorações de 75º aniversário, destacando o legado histórico da agência e abraçando o que está à frente da agência e do mundo da fotografia em geral.


Esta última coleção foi curada pelo curador nigeriano Azu Nwagbogu, fundador e diretor da Fundação dos Artistas Africanos e do LagosPhoto Festival, com base em obras dos primeiros fotógrafos da Magnum, como George Rodger e Werner Bischof, até ícones modernos como Cristina De Middel e William Keo, cuja imagem de bastidores da Semana de Moda de Paris aparece acima.




"Em 1952, o membro fundador da Magnum, Henri Cartier-Bresson, publicou o livro Images à la Sauvette", diz Nwagbogu, explicando o pensamento por trás de sua curadoria. "Desde aquela época, talvez a afirmação mais universal que se associaria à Magnum Photos seja a ideia de que uma imagem icônica é alcançada capturando o 'momento decisivo'. No entanto, o vasto arquivo Magnum revela muito sobre a história do mundo moderno e suas questões globais não resolvidas no que diz respeito à ecologia, humanidade e tecnologia, e nenhuma dessas questões é necessariamente narrada através da ideia do "momento decisivo".


"Esta coleção explora, em vez disso, os momentos indecisos: os espaços intersticiais, os sujeitos energizados flutuando entre os eventos, onde pouca ação óbvia ocorre, mas onde o(s) sujeito(s) parecem estar presos na antecipação. Cada imagem é carregada de sentimento, intenção, pressentimento e significado, composta com um senso de expectativa que oferece múltiplos cenários e possibilidades sobre eventos passados. Não é uma história revisionista, mas convida o colecionador e os espectadores a talvez olharem para a imagem novamente, mais de perto."





Em junho deste ano, a Magnum lançou a primeira de três coleções NFT, cada uma incluindo 75 imagens do arquivo histórico da agência, abrangendo desde a década de 1940 até os dias atuais, em referência ao 75º aniversário da Magnum. A primeira coleção foi curada por Alejandro Cartagena, fotógrafo e co-fundador da Obscura, com quem a agência colaborou em sua entrada no mercado de NFT, incluindo uma série de comissões que foram lançadas no início deste ano.


A segunda coleção saiu ontem (29/11) e é composta por mais 75 NFTs do arquivo Magnum. Serão seis 'drops ao longo de duas semanas - de 29 de novembro a 13 de dezembro - e os lances para cada NFT começarão em um mínimo de 1ETH.


"Com um pé no passado e outro no futuro, Magnum realiza uma dança equilibrada que combina capacitar nosso arquivo e apoiar a nova criação fotográfica", diz de Middel, atual presidente da agência. "Com isso em mente, saudamos as novas possibilidades que o blockchain traz. No início deste ano, nossa introdução ao mundo NFT não apenas abriu novas maneiras de gerar trabalho e interagir com nosso público e colecionadores, mas também deixou a porta aberta para vozes externas, mas relevantes, na indústria, projetarem sua visão em nosso arquivo com grande sucesso.





"A fotografia continua adicionando camadas de complexidade em sua criação, leitura e visibilidade. O que começou como uma necessidade instintiva de capturar a realidade agora encheu livros de teoria e desencadeou grandes debates. Esta seleção serve como um lembrete de quão simples a alegria de olhar para uma bela imagem pode ser e como é gratificante fazê-la, independentemente do formato, da produção ou do mercado." Magnum Photos 75 | Foundation








Seja membro NFoTo - A nova fase de valor da fotografia. NFoTo - fotografia blockchain

0 comentário

Comments


bottom of page