Meta, Sony, Adobe, Microsoft e outras gigantes de tecnologia querem definir as bases do Metaverso

Consórcio que reúne as organizações será para definir as bases regulatórias para a Web3, a nova fase da internet





O site da Marshable abordou o assunto: um fórum regulatório para abordar e padronizar o mundo virtual e que hoje está confuso fora da realidade. São 30 empresas envolvidas incluindo Meta (Insta/Face/Whats), Microsoft, Nvidia, Sony, Adobe, Unity, Autodesk etc. A ideia dessa união é para construir um Metaverso interoperável. O fórum busca promover "o desenvolvimento de padrões abertos para o Metaverso".


Essa iniciativa é importante pois com um espaço virtual padronizado, seria mais fácil integrar perfeitamente ativos e recursos e permitir transações entre vários metaversos. Isso anuncia uma era de mundo virtual aberto e inclusivo onde nenhum metaverso é uma ilha, isolada da outra.


Stefano Corazza, vice-presidente e membro da AR da Adobe, comentou que a empresa está animada para participar do tour de force por trás do fórum. Estabelecer normas é essencial para estabelecer a colaboração no metaverso. Marc Petit, da Epic Games, diz que o objetivo da empresa é construir um metaverso aberto que permita e enriqueça milhões de criadores. Vice-presidente do Metaverso da Meta, Vishal Shah disse que um protocolo comum será fundamental na criação de um metaverso para todos e essa iniciativa conjunta pode impulsionar a colaboração. O Rev Lebaredian da Nvidia acredita que padrões abertos que existem para a web 2D atual também são imperativos para a web 3D também, ou seja, o Metaverso. Neil Trevett, da Nvidia, estendeu uma calorosa recepção a qualquer empresa, incluindo plataformas cripto, para participar do fórum.


O fórum é organizado pelo Khronos Group, que é um consórcio aberto sem fins lucrativos de 170 organizações que estão principalmente em gráficos 3D, VR, AR, ML, Computação Paralela e Aceleração da Visão. Uma ausência importante contudo, a Apple estaria trabalhando também na tecnologia e não participou. Talvez por ter uma forte concorrência com a Meta nesse sentido.


Você pode conferir os slides de apresentação de lançamento do fórum aqui.


Em tempo: a Escola de Negócios da Fotografia já conta com um espaço (em construção) no metaverso. Confira aqui: Escola de Negócios da Fotografia e aqui galeria NFoTo

0 comentário