top of page

Marketing: mais e melhor

Duas palavras que orientam muito do marketing e como fotógrafos e negócios de fotografia podem se beneficiar disso


Quando o assunto é marketing "mais e melhor" são duas palavras que quase sempre estão presentes. Você faz uso do marketing para obter mais clientes e melhorar o serviço para eles. Contudo, não é só sobre isso. E me parece que fotógrafos muitas vezes não entendem isso.


Você pode usar o marketing para obter mais reconhecimento ou ter mais influencia. Ou quem sabe ter mais impacto no seu mercado. A verdade é que o marketing mudou nos últimos 10 anos e agora não é só sobre vender. Vemos referências que usam seu poder no marketing para gerar transformações. O fotógrafo ou fotógrafa que buscam mostrar a importância das memórias, das experiências, das lembranças impressas e em guardar esses momentos. Isso é marketing também.


Melhorar o produto, serviço, sua fotografia. O processo de melhoria constante é algo que movimenta o melhor marketing praticado no mercado. Contudo, vemos muita gente por aí sem pensar em como melhorar. O que explica muito da cultura de "mais do mesmo" na fotografia.


Combinar mais e melhor no sentido das coisas que citei acima será cada vez "mais" importante no "melhor" marketing que você pode fazer. Antes, muitos colegas costumavam dizer: aquele fotógrafo é bom de marketing, mas suas fotos são ruins. No sentido de ser bom vendedor e que isso faz toda a diferença. Algo que me parece com os dias contados, pois com recursos e smartphones e pessoas e concorrentes criando fotos cada vez "melhores" e "mais" baratas...como ser só um bom vendedor vai se sustentar no tempo.



Aliás, esse é um assunto da vez quanto a IA avançar justamente por oferecer imagens das pessoas de forma rápida, fácil e de graça ou bem barata. Aos fotógrafos e fotógrafas o que resta é acelerar a questão do "mais e melhor" para que entendam de uma vez por todas que marketing e fotografia terão que caminhar juntos e equilibrados. E sempre evoluindo, na qualidade das fotos, nos produtos, nos serviços.


Na segunda (29) começa a Semana do Marketing para Fotógrafos(as). Uma imersão de 5 dias para você mergulhar nesse assunto e entender de uma vez por todas o novo marketing da fotografia. E sim, fazer marketing cada vez mais e melhor :-)





0 comentário

Comments


bottom of page