top of page

Marketing em tempos de fotograf.IA

Com o avanço da inteligência artificial, fotógrafos(as) terão que olhar ainda mais para o apelo humano. E o marketing será fundamental neste processo





Fotografia lida com questões emocionais. E isso vale para quase todas as áreas da fotografia. Queremos vender mais e precisamos de boas imagens. Queremos mostrar nosso melhor perfil, uma bela foto vai ajudar. Queremos relembrar e reviver momentos valiosos? Fotos belas e que me transportem para lá. E ainda assim, vemos fotógrafos criando propostas e divulgando com apelos racionais. Fazer isso antes já era arriscado em um mercado tão competitivo. Agora então com a chegada da inteligência artificial na fotografia (de forma mais intensa) isso será fator estratégico.


O lado humano e suas questões serão cruciais. Da experiência ao produto. Da história a comunicação. Pense no lado emotivo e sentimental em todas as etapas, inclusive no preço. E no fim, cuidado em não esquecer de valorizar sua marca neste processo.





A grande pergunta: se eu tiver ferramentas acessíveis com I.A. para me atender nas mais variadas áreas da fotografia...para que vou contratar um profissional humano? Marca, assinatura, estilo, atendimento, experiência...causa. Alguém que me motive com esses e outros elementos com apelos emocionais. Claro, você terá que expandir cada um deles no detalhe e ser o mais específico possível sobre cada item.


A história real, o verdadeiro e autêntico. Essa foto de produto é real. Essa história fotografada é real. Tudo contra a simulação. Vou dizer para clientes: você quer uma simulação ou algo tangível para relembrar? E olha que vale para quase tudo que é área da fotografia.


Antes esse marketing humano já era importante...agora ainda mais. Você pode achar que não vai chegar em você, mas a minha percepção me diz que será intenso e vai impactar tudo na fotografia. Logo, prepare-se o quanto antes. Repense seu marketing e lembre-se das questões humanas e emocionais. Lembrando que fotografia é emoção.


E se precisar de ajuda para olhar para si mesmo quanto ao marketing conte com o Plano de Marketing 2023. Saiba mais aqui >>> Plano de Marketing 2023

0 comentário
bottom of page