top of page

Marketing de conteúdo é fundamental, mas na prática...

Muito se comenta sobre a importância do conteúdo para atrair e manter clientes, o problema é justamente a estratégia, curadoria e a criação desse material





Matérias, cursos, palestrantes e afins…todos têm algo em comum na hora de indicar que marketing de conteúdo é fundamental na estratégia. Faz sentido, pois as pessoas não aguentam mais anúncios e ofertas com cara de propaganda. Ou seja, com informação preparada de forma correta, o empreendedor pode informar, entreter e com sorte, vender.

Na prática, a história é outra. A começar pela geração de conteúdo. Algo que dá trabalho e envolve um planejamento. Se fosse só isso…pois outros desafios aparecem quanto a isso.


Vejamos:


1 - Para quem é?

2 - Quais canais?

3 - Qual a frequência?

4 - Qual será a minha voz (a identidade da marca nessa divulgação)?

5 - Qual o formato? vídeo, texto ou uma mistura de estilos multimídia?


Essas são algumas das perguntas que surgem quanto ao marketing de conteúdo. Basta olhar para um canal poderoso como o Instagram para entender que os desafios são mais complexos do que parecem. Embora conte com milhões de usuários e seja uma das redes sociais mais quentes, isso não quer dizer que o seu conteúdo vai aparecer. Aqui entra a pergunta mais relevante?


Que conteúdo é esse afinal? tudo vai depender de responder as perguntas 1 e 4. Logo, no fim retornamos para um ponto primordial que envolve dar vários passos para trás antes de se aventurar no conteúdo. Isso quer dizer olhar para o posicionamento de mercado. Entender quem é você, o que pensam de você e como quer ser percebido. Muito tem se falado de que branding viria até antes do marketing e talvez isso seja correto. Entender seu propósito maior com o negócio, o que sua marca representa e como vai levar para o posicionamento e como consequência para o conteúdo. Do contrário, se seguirmos para “fazer o conteúdo” por fazer, vamos estar na mesma trilha de muita gente que corre, corre e não sai do lugar.


Claro, só o marketing de conteúdo, mesmo que certeiro, não trabalha sozinho. Porque você pode até ter o melhor conteúdo e ter acertado em cheio e no fim das contas caso não tenha um produto e preço bem trabalhados…então o marketing também estará capenga.


Enfim, tudo isso para dizer que sim, marketing de conteúdo é importante. E que talvez de fato seja o último marketing que nos resta, mas para ter resultado vai ser necessário que a palavra “conteúdo” tenha a sua cara de verdade para que o marketing faça efeito.


Atrair e manter clientes envolve olhar para você e para o mercado e encontrar a sua posição de mercado. Algo que o Plano de Marketing mostra claramente. Se precisar de ajuda com isso clique aqui: Eu Quero Meu Plano de Marketing

0 comentário
bottom of page