top of page

Lapse: o aplicativo de fotos que obriga você a convidar seus amigos para entrar

O app que imita uma câmera descartável está no topo da App Store, mas alguns criticam sua estratégia de crescimento



com informações de TechCrunch


Você já ouviu falar do Lapse? É um aplicativo de fotos que recria a experiência de usar uma câmera descartável, com fotos que se revelam aleatoriamente depois de um tempo. Mas para usar o Lapse, você precisa convidar pelo menos cinco amigos para baixar o app também. Essa é a técnica que os criadores do Lapse estão usando para atrair usuários e alcançar o primeiro lugar na App Store dos EUA.





O Lapse foi lançado em 2021, mas passou por uma reformulação nos últimos meses. É uma mistura de Dispo (app que simula câmera descartável) e Snapchat. Agora, o foco está em criar álbuns de fotos e perfis de usuários com seus registros mensais. Os fundadores do app, os irmãos Dan e Ben Silvertown, dizem que se inspiraram em uma viagem que fizeram usando uma câmera simples para se desconectar e relaxar. Eles queriam trazer uma experiência semelhante para o mercado de aplicativos móveis.


Mas nem todo mundo é fã desse formato. Alguns usuários se sentiram incomodados em ter que enviar mensagens de texto para seus amigos para poder usar o Lapse. Um investidor chamou o app de “pirâmide” e disse que se sentiu “enganador” ao usá-lo. Outros criticaram o Lapse por ser “irritante” e “invasivo”.





Sheel Mohnot, um investidor da Better Tomorrow Ventures, explicou que esse processo envia uma mensagem de texto para seus amigos para baixar o app. “Eu me senti sujo”, ele escreveu no X. “O app chegou ao topo da App Store em um esquema de pirâmide” . Ele não está sozinho nessa crítica, pois outros também reclamaram do processo de entrada do Lapse como “bastante irritante para enviar spam aos meus amigos” .


Até mesmo Dan (um dos fundadores) admite que a entrada do Lapse é controversa. “Nosso processo de entrada é divisivo, há alguns detratores, mas também muitos fãs”, diz ele. “Estamos no topo das paradas porque o Lapse está ressoando com os jovens, que estão compartilhando milhões de fotos por dia em nosso app. Eles estão exaustos pelos apps existentes de compartilhamento de fotos e o Lapse é uma forma de eles viverem o momento e compartilharem memórias sem pressão”, acrescentou Dan .




Mais recentemente, outro app de compartilhamento de fotos, Poparrazzi, se promoveu ao número 1 na App Store em 2021 usando uma combinação de truques, incluindo aqueles que comprometiam a privacidade do usuário ao exigir acesso total à agenda de contatos, depois combinando os números de telefone dos seus contatos com usuários existentes e fazendo você segui-los automaticamente. Quando os usuários se viram seguindo ex-namorados que tinham bloqueado, eles não ficaram felizes. Em tempo: O Poparrazi encerrou suas atividades no início deste ano .


Onde o Lapse difere é que ele não envia spam para seus amigos sem o seu consentimento, ao contrário de alguns apps antigos. Quando você toca em “convidar seus amigos”, você sabe o que está fazendo, por assim dizer.


A estratégia parece estar funcionando a curto prazo. De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado data.ai, o Lapse tem quase 1,2 milhão de instalações no mundo todo, sendo que os EUA respondem por 92% delas. O app também subiu para o número 1 de sua classificação geral anterior de 118 desde 10 de setembro .


O Lapse anunciou em 2021 uma rodada mega-semente de US$ 11 milhões de investidores, incluindo Octopus Ventures, GV, Speedinvest e indivíduos, incluindo um designer inicial do Facebook Soleio Cuervo, que estava na equipe que construiu o botão “curtir” . A Speedinvest nos diz que o app arrecadou US$ 12 milhões até o momento e confirma que a nova versão do app está vendo um crescimento incrível “sem gastar nenhum orçamento de marketing” .


Mas agora que o Lapse adquiriu usuários e atenção, ele enfrenta um teste muito mais difícil - convencer seus usuários a permanecerem e se envolverem. Ainda está para ser visto se ele pode transformar seu hype em um negócio quando outros não conseguiram.


Na minha visão existem outros desafios: será que esse tipo de marketing da emboscada ou marketing da armadilha é sustentável? Ou será que os usuários vão se cansar de receber convites indesejados e abandonar o app? Talvez o Lapse esteja seguindo o caminho que vejo com frequência entre empreendedores da fotografia, fotógrafos e empresas do ramo. De usar truques que no tempo acabam se mostrando insustentáveis. O novo marketing é sobre impacto real na vida das pessoas e sobre ser autêntico, já o marketing clássico que segue poderoso é sobre legado. Nenhuma das duas coisas me parecem presentes nos atalhos que a Lapse usou com seu Growth Hacking. Qual a sua opinião?


Se você acredita no poder do marketing verdadeiro e moderno te convido a conhecer o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024

0 comentário
bottom of page