top of page

IA para acessibilidade: o app grátis Seeing AI da Microsoft narra o mundo para pessoas cegas

Ontem (3) foi o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Microsoft anunciou a nova versão do app para pessoas cegas ou com baixa visão



A tecnologia com IA serve para muitas coisas. Muito bacana ver esse uso para algo tão nobre quanto ajudar as pessoas que precisam "ver" o mundo a sua volta.


Abaixo a apresentação da tecnologia pelo líder do projeto: Saqib Shaikh, fundador e líder, Microsoft Seeing AI.


Enquanto celebramos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (IDPD), estamos lançando a mais nova versão do Seeing AI, alimentado pelos mais recentes avanços em IA na Microsoft, e compartilhando que agora está disponível pela primeira vez em dispositivos Android através da Google Play Store. Com a disponibilidade atual do Android, o Seeing AI está agora disponível em 18 idiomas* com um plano de aumentar para 36 idiomas em 2024.

Seeing AI é um aplicativo gratuito que narra o mundo para pessoas cegas e com baixa visão, incluindo eu, diretamente do seu dispositivo móvel. Ele suporta indivíduos com uma variedade de tarefas diárias, como ler e-mails, identificar produtos do dia a dia, ouvir descrições de fotos e muito mais.

Graças ao feedback de quem usa o aplicativo, a nova versão do Android inclui os mais recentes recursos de IA generativa lançados recentemente no iOS:

  • Descrições mais ricas de fotos: Além de fornecer um breve resumo das fotos no canal Scene, agora você pode tocar em "mais informações" e uma descrição rica será gerada, incluindo muito mais detalhes sobre o que está na imagem.

  • Converse com seus documentos: depois de digitalizar um documento, além de ouvi-lo lido em voz alta, você também pode conversar com o Seeing AI para fazer perguntas, como sobre itens em um menu, o preço de um item em um recibo ou para resumir um artigo.

Na Microsoft, usamos nossa tecnologia para inovar com e para pessoas com deficiência. Seeing AI foi lançado pela primeira vez para iOS como um projeto de pesquisa em 2017, quando uma equipe de engenheiros e eu trabalhamos com a comunidade cega para entender as áreas onde a tecnologia pode ser capaz de fornecer ainda mais independência e prazer.

Na Microsoft, usamos nossa tecnologia para inovar com e para pessoas com deficiência. Seeing AI foi lançado pela primeira vez para iOS como um projeto de pesquisa em 2017, quando uma equipe de engenheiros e eu trabalhamos com a comunidade cega para entender as áreas onde a tecnologia pode ser capaz de fornecer ainda mais independência e prazer.

Com o Seeing AI, você pode simplesmente apontar a câmera ou tirar uma foto e ouvir uma descrição. Alterne entre canais para ouvir informações focadas:

  • Texto curto: Fala texto assim que aparece na frente da câmera.

  • Documentos: fornece orientação de áudio para capturar uma página impressa e lê o conteúdo em voz alta, juntamente com sua formatação original. Converse com o Seeing AI para encontrar informações rapidamente.

  • Produtos: Escaneia códigos de barras, usando bipes de áudio para orientá-lo, ouça o nome e as informações da embalagem quando disponíveis.

  • Cenas: ouça uma descrição da cena capturada e toque em "mais informações" para gerar uma descrição rica. Explore a foto movendo o dedo sobre a tela para ouvir a localização de diferentes objetos.

  • Pessoas: identifique os amigos ao seu redor.

  • Moeda: Reconhece notas de moeda.

  • Cores: Identifica a cor percebida.

  • Manuscrito: lê texto manuscrito como em cartões de felicitações (disponível em um subconjunto de idiomas).

  • Luz: Gera um tom audível correspondente ao brilho do ambiente.

  • Imagens em outros aplicativos: compartilhe uma foto com o Seeing AI para reconhecê-la.

Existem mais de 3 bilhões de usuários ativos do Android em todo o mundo, e trazer o Seeing AI para esta plataforma fornecerá a muito mais pessoas na comunidade de cegos e com baixa visão a capacidade de utilizar essa tecnologia em suas vidas cotidianas. Continuaremos a trabalhar com a comunidade para entender o feedback para melhorar o aplicativo. Como diz o lema, "nada sobre nós, sem nós". E à medida que versões adicionais forem lançadas, o feedback dos clientes continuará a ser fundamental para novos aprimoramentos alimentados por IA para versões futuras do aplicativo Seeing AI.

Minha equipe e eu estamos ansiosos para que você tente ver IA e nos diga o que você pensa.

Baixe Vendo IA na Play Store em https://www.seeingai.com/android ou na App Store do iOS em https://www.seeingai.com/ios

*Idiomas disponíveis em iOS anhttps://www.seeingai.com/Androidd Android: Tcheco, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Grego, Húngaro, Italiano, Japonês, Coreano, Norueguês Bokmal, Polonês, Português, Russo, Espanhol, Sueco, Turco.

0 comentário

Comments


bottom of page