Honor lança ferramenta inédita contra deepfakes e reforça combate à desinformação com IA
- Leo Saldanha

- 7 de mar.
- 3 min de leitura
Tecnologia integrada nativamente em smartphones da marca chinesa alerta usuários sobre conteúdo falso, mas especialistas apontam necessidade de aprimoramento

Patrocínio deste site: Fotograf.IA + C.E.Foto
A disseminação de deepfakes — vídeos, áudios ou imagens manipulados por inteligência artificial (IA) — tem se tornado uma ameaça global, com aumento de 2.137% em tentativas de fraude nos últimos três anos, segundo dados da Honor. Em um cenário onde até mesmo executivos de grandes empresas caem em golpes bilionários, a fabricante chinesa, agora oficialmente no mercado brasileiro, apresenta uma resposta tecnológica: a Detecção de Deepfakes , recurso nativo em seus smartphones de ponta, como o Honor Magic 7 Pro.
Como funciona a tecnologia?
A ferramenta analisa em tempo real elementos como contato visual, iluminação, clareza da imagem e padrões de movimento em chamadas de vídeo ou conteúdos recebidos. Se detectar inconsistências imperceptíveis ao olho humano, um alerta é exibido: "Atenção: este conteúdo pode ser um deepfake" . A novidade, disponível globalmente a partir de abril, surge em um momento crítico: 59% das pessoas não conseguem distinguir conteúdos gerados por IA de originais, conforme estudo da Deloitte.

Limitações e desafios
Apesar do avanço, especialistas alertam: a ferramenta é eficaz em dispositivos, mas a maioria dos deepfakes circula em redes sociais, onde a detecção ainda é falha. "Plataformas como WhatsApp e TikTok precisam integrar essas soluções para ampliar a proteção", destaca Axel Metz, analista de segurança digital. Além disso, 61% das empresas ainda não adotaram protocolos contra o problema, segundo dados da Honor.

Por que isso importa?
Em 2024, ataques com deepfakes ocorreram a cada cinco minutos, e setores como fintechs e games foram os mais afetados. Para Rui Parreira, especialista em cibersegurança, "a tecnologia da Honor é revolucionária, mas precisa evoluir para combater ameaças em escala". Enquanto isso, a sociedade clama por regulamentações, como as propostas pela atriz Scarlett Johansson, que recentemente processou sites por usar sua imagem em deepfakes. A Honor reforça: "A IA é uma faca de dois gumes. Enquanto oferece avanços, exige responsabilidade".

Novidades além da detecção de deepfakes: Honor aposta em agente de IA e ecossistema integrado no MWC 2025
Além do combate à desinformação, a Honor revelou no Mobile World Congress (MWC) 2025 uma série de inovações que reforçam sua aposta na inteligência artificial. Entre elas está o primeiro agente móvel pessoal baseado em interface gráfica (GUI) , desenvolvido em parceria com Google Cloud e Qualcomm. A ferramenta, capaz de realizar tarefas complexas como reservas em restaurantes — considerando compromissos do calendário e trânsito em tempo real —, promete integrar-se a serviços de terceiros, ampliando a autonomia dos usuários. Outro destaque é o AiMAGE , tecnologia de imagem que combina modelos de IA no dispositivo (1,3 bilhão de parâmetros) e na nuvem (12,4 bilhões de parâmetros) para elevar a qualidade de fotos e vídeos.


A empresa também anunciou um sistema de compartilhamento de arquivos ultrarrápido entre dispositivos iOS e Android , eliminando barreiras entre sistemas operacionais. Essas novidades fazem parte do ALPHA PLAN, estratégia em três etapas para transformar a Honor em líder de ecossistemas de IA, com investimento de US$ 10 bilhões e colaboração com parceiros globais. Enquanto isso, recursos como o AI Upscale para restaurar retratos antigos começarão a chegar à série Magic7 ainda em 2025, exceto no modelo Magic7 Lite.
Torne-se membro da Comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto e tenha acesso a análises exclusivas e o melhor conteúdo sobre negócios e inovação da fotografia brasileira.
Por que virar membro da comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto ?
porque você tem acesso a melhor informação para te ajudar no seu negócio de fotografia
porque você tem contato com as tendências e principais inovações que estão afetando nosso mercado
porque você vai se manter informado e ter acesso a oportunidades
porque informação de alto nível é poder!
A Comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto oferece acesso exclusivo a:
Gravações completas das apresentações e notícias exclusivas.
Materiais complementares (ebooks, notícias, testes e mais).
Networking com profissionais que já estão usando IA para escalar seus negócios.
Comunidade exclusiva para tirar dúvidas e muito mais
Saiba mais e vire membro aqui >>> Fotograf.IA+C.E.Foto




Comentários