top of page

Grok AI de Elon Musk gera polêmica com imagens políticas realistas e enganosas

Grok AI de Elon Musk gera polêmica com imagens políticas realistas e enganosas

ree

Patrocínio deste site: Alboom + Fotto



A nova ferramenta de inteligência artificial Grok, desenvolvida pela startup xAI de Elon Musk, começou a permitir que os usuários criassem imagens geradas por IA a partir de comandos de texto e as compartilhassem na rede social X. Logo após seu lançamento, internautas inundaram a plataforma com imagens falsas de figuras políticas, incluindo o ex-presidente Donald Trump, a vice-presidente Kamala Harris e o próprio Musk. Algumas dessas imagens, embora obviamente falsas, foram perturbadoras, retratando políticos em cenários como os ataques de 11 de setembro.


ree

Ao contrário de outras ferramentas de IA mais convencionais, a Grok parece ter poucos mecanismos de proteção. Em testes realizados pela CNN, a ferramenta gerou imagens fotorrealistas de políticos em situações falsas, que poderiam confundir eleitores. Além disso, usuários relataram a criação de imagens provocativas, como personagens fictícios em atos violentos e figuras públicas consumindo drogas.


ree

Esses episódios levantam preocupações sobre o potencial da IA de gerar desinformação, especialmente em um período eleitoral. Enquanto plataformas como OpenAI, Meta e Microsoft implementam medidas para rotular ou restringir o uso indevido dessas tecnologias, a eficácia da moderação da X permanece em questão.


ree
ree

Apesar da polêmica, Musk defendeu a ferramenta no X, afirmando que Grok é "a IA mais divertida do mundo", em referência à liberdade criativa que ela oferece.

Em resposta às críticas, a xAI parece ter implementado algumas restrições na Grok, limitando a criação de imagens de candidatos políticos ou personagens famosos em atos violentos. No entanto, a aplicação dessas restrições ainda é inconsistente, conforme apontaram os usuários e relatórios críticos.


ree


O debate em torno da Grok ocorre em meio a crescentes preocupações sobre o uso irresponsável de IA para espalhar desinformação, exacerbadas pela própria postura de Musk em plataformas digitais. Recentemente, o bilionário enfrentou críticas por compartilhar alegações infundadas sobre a segurança eleitoral nos Estados Unidos.


A controvérsia em torno da Grok é mais um exemplo dos desafios que o uso da inteligência artificial enfrenta no controle de desinformação e no impacto social em escala global.

ree

Imagem de Elon criado com Midjourney. Controle de conteúdos gerados é mais complicado do que parece


Além do X, outras grandes plataformas como Google, Meta (responsável por Instagram, Facebook e WhatsApp) e TikTok também lançaram seus próprios geradores de imagens por IA. Essas ferramentas estão tornando a tecnologia de criação de imagens artificialmente geradas cada vez mais acessível ao público, o que deve popularizar ainda mais o uso da IA nas redes sociais e no cotidiano. Com essa disseminação, cresce o debate sobre como moderar o uso dessas ferramentas e evitar que sejam usadas para espalhar desinformação e conteúdo prejudicial.


Veja também:


ree


ree

Fotograf.IA fez aniversário e essa é uma excelente oportunidade para você descobrir todo potencial com IA na Fotografia. Saiba mais >>> Celebrando 1 ano de inovações, o "Guia Fotograf.IA" lança sua versão 13! (enfbyleosaldanha.com




ree

Aproveite a promoção para celebrar 1 ano da iniciativa. Ao entrar para Fotograf.IA você recebe os ebooks Guia Fotograf.IA + Marketing para Fotógrafos (versão 2024) e Guia Foto+Produto  >>> SuperPromo Fotograf.IA: IA+marketing+produto (enfbyleosaldanha.com)



ree

Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024



ree

Que tal fazer parte da nova fase de valor da fo

tografia? Conheça >>> NFoTo



Compre meus equipamentos usados - Lojinha do Leo (últimos itens)



 
 
 
CONTATO

São Paulo, SP

  • Canal de Notícias no Insta
  • Telegram
  • logo-whatsapp-fundo-transparente-icon
  • Youtube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Facebook

© 2025 - Leo Saldanha. 

Vamos conversar? Obrigado pelo envio

bottom of page