top of page

Grok AI de Elon Musk gera polêmica com imagens políticas realistas e enganosas

Grok AI de Elon Musk gera polêmica com imagens políticas realistas e enganosas

Patrocínio deste site: Alboom + Fotto



A nova ferramenta de inteligência artificial Grok, desenvolvida pela startup xAI de Elon Musk, começou a permitir que os usuários criassem imagens geradas por IA a partir de comandos de texto e as compartilhassem na rede social X. Logo após seu lançamento, internautas inundaram a plataforma com imagens falsas de figuras políticas, incluindo o ex-presidente Donald Trump, a vice-presidente Kamala Harris e o próprio Musk. Algumas dessas imagens, embora obviamente falsas, foram perturbadoras, retratando políticos em cenários como os ataques de 11 de setembro.



Ao contrário de outras ferramentas de IA mais convencionais, a Grok parece ter poucos mecanismos de proteção. Em testes realizados pela CNN, a ferramenta gerou imagens fotorrealistas de políticos em situações falsas, que poderiam confundir eleitores. Além disso, usuários relataram a criação de imagens provocativas, como personagens fictícios em atos violentos e figuras públicas consumindo drogas.


Esses episódios levantam preocupações sobre o potencial da IA de gerar desinformação, especialmente em um período eleitoral. Enquanto plataformas como OpenAI, Meta e Microsoft implementam medidas para rotular ou restringir o uso indevido dessas tecnologias, a eficácia da moderação da X permanece em questão.



Apesar da polêmica, Musk defendeu a ferramenta no X, afirmando que Grok é "a IA mais divertida do mundo", em referência à liberdade criativa que ela oferece.

Em resposta às críticas, a xAI parece ter implementado algumas restrições na Grok, limitando a criação de imagens de candidatos políticos ou personagens famosos em atos violentos. No entanto, a aplicação dessas restrições ainda é inconsistente, conforme apontaram os usuários e relatórios críticos.




O debate em torno da Grok ocorre em meio a crescentes preocupações sobre o uso irresponsável de IA para espalhar desinformação, exacerbadas pela própria postura de Musk em plataformas digitais. Recentemente, o bilionário enfrentou críticas por compartilhar alegações infundadas sobre a segurança eleitoral nos Estados Unidos.


A controvérsia em torno da Grok é mais um exemplo dos desafios que o uso da inteligência artificial enfrenta no controle de desinformação e no impacto social em escala global.

Imagem de Elon criado com Midjourney. Controle de conteúdos gerados é mais complicado do que parece


Além do X, outras grandes plataformas como Google, Meta (responsável por Instagram, Facebook e WhatsApp) e TikTok também lançaram seus próprios geradores de imagens por IA. Essas ferramentas estão tornando a tecnologia de criação de imagens artificialmente geradas cada vez mais acessível ao público, o que deve popularizar ainda mais o uso da IA nas redes sociais e no cotidiano. Com essa disseminação, cresce o debate sobre como moderar o uso dessas ferramentas e evitar que sejam usadas para espalhar desinformação e conteúdo prejudicial.


Veja também:




Fotograf.IA fez aniversário e essa é uma excelente oportunidade para você descobrir todo potencial com IA na Fotografia. Saiba mais >>> Celebrando 1 ano de inovações, o "Guia Fotograf.IA" lança sua versão 13! (enfbyleosaldanha.com




Aproveite a promoção para celebrar 1 ano da iniciativa. Ao entrar para Fotograf.IA você recebe os ebooks Guia Fotograf.IA + Marketing para Fotógrafos (versão 2024) e Guia Foto+Produto  >>> SuperPromo Fotograf.IA: IA+marketing+produto (enfbyleosaldanha.com)



Quer orientação personalizada online? Conheça o Plano de Marketing da Fotografia! >>> Plano de Marketing 2024



Que tal fazer parte da nova fase de valor da fo

tografia? Conheça >>> NFoTo



Compre meus equipamentos usados - Lojinha do Leo (últimos itens)



0 comentário

Comments


bottom of page