top of page

Getty Images x Stable Difusion: gerador de imagens IA usou mais de 12 milhões de fotos sem permissão

Gerador de imagens IA usou 12 milhões de fotos da Getty sem autorização. Reproduzindo até marca d´água do banco de imagens





A Getty Images entrou com uma ação contra a Stability AI, dona do gerador de arte com inteligência artificial Stable Diffusion. Getty alega que o algoritmo usou ilegalmente sua extensa biblioteca para treinar o banco de dados e assim gerar novas fotos.

A Getty disse suspeitar que o gerador de arte "copiou e processou ilegalmente milhões de imagens protegidas por direitos autorais". Getty afirma que esse número chegou a 12 milhões de fotografias.

Mais importante ainda, a queixa afirma que, além de treinar seu software nas imagens sem consentimento, a Stability AI pode ter roubado legendas e metadados associados "como parte de seus esforços para construir um negócio concorrente".

De acordo com o Ars Technica, os documentos apresentados mostram que a Stable Difusion removeu as informações de direitos autorais da Getty, falsificou reivindicações e infringiu as as leis até por ter reproduzido marcas d´água da Getty em inúmeras criações.


Segundo a Ars Technica, ao copiar as descrições detalhadas e os metadados das fotografias, a Stability AI poderia usar essas informações para responder melhor aos prompts no futuro, tornando-se um concorrente maior como provedor de imagens.

Apesar de assumir o gerador de imagens nesses casos, a Getty Images enfatizou anteriormente que não era contra a IA como um todo e estava convencida de que "tem o potencial de estimular esforços criativos".

Contudo, a Gett alega que a ferramenta IA se posiciona como concorrente de imagens de banco de imagens, usando a tecnologia de maneira errada e não pagou pelas licenças legítimas para treinar o algoritmo em sua extensa coleção.


Especialistas já se questionam se as plataformas como a Stable Difusion vão mudar seus sistemas e se isso pode inclusive gerar problemas para quem já criou arte ou fotos com essas ferramentas. Vamos aguardar os próximos capítulos.


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado >>> Quero ser Membro NFoTo


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email >>> Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter


Acerte seu Marketing na Fotografia em 2023 >>> Eu Quero Meu Plano de MKT 23



0 comentário

Comments


bottom of page