Novos recursos permitem o uso de imagens de referência e produtos, reforçando compromisso ético com criadores.
Getty Images e iStock avançam na integração de inteligência artificial (IA) em suas plataformas, agora permitindo que usuários incorporem imagens de referência e produtos em criações personalizadas, com foco em ética e segurança comercial.
As novidades, disponíveis nas ferramentas Generative AI by Getty Images e Generative AI by iStock, permitem que imagens de produtos sejam utilizadas em composições finais, como fundos gerados por IA, ou que referências específicas ajudem a moldar o resultado, mantendo padrões de cores, texturas ou padrões desejados.
Lançada no ano passado, a Generative AI by Getty Images utiliza o modelo Edify da Nvidia, treinado exclusivamente em imagens licenciadas pela plataforma, com permissão dos criadores. Isso torna os resultados adequados para uso comercial, diferenciando-se de ferramentas que enfrentam processos por usarem dados não licenciados.
"Nosso conjunto de dados não inclui conteúdo de domínio público, dados raspados ou visuais gerados por IA. Isso garante que as imagens geradas não contenham marcas registradas, produtos, personagens ou pessoas e locais identificáveis," explica Grant Farhall, Head de Produto da Getty Images.
Além disso, a empresa mantém seu compromisso com os criadores, compartilhando uma parcela da receita gerada com IA de forma semelhante aos royalties de licenciamento de imagens.
IA na Fotografia: Um Caminho sem Volta
Getty Images lidera uma tendência que já movimenta o mercado global de bancos de imagens, tanto pagos quanto gratuitos. Plataformas como Adobe Stock, Shutterstock e Freepik também estão investindo em tecnologias de IA, buscando oferecer ferramentas que equilibrem inovação, ética e respeito aos direitos dos criadores. A fotografia gerada por IA, com uso responsável, promete transformar ainda mais a criação de conteúdo visual nos próximos anos.
Veja também:
Comentarios