top of page

GERANDO CONTEÚDO PARA ATRAIR E MANTER CLIENTES

Fotógrafos e negócios de fotografia geram conteúdo o tempo todo. Então por que não aproveitar melhor isso para o marketing?



Alguns dos maiores nomes do marketing mundial já disseram: marketing de conteúdo é a melhor alternativa. Isso porque envolve informação e algo de útil para quem tem contato com o material. A GoPro é um exemplo de marketing de conteúdo. Virou inclusive case mundial do YouTube, já que são as pessoas com câmera de ação da marca que geram os posts que viralizam. E afinal, o que é marketing de conteúdo? E como ele pode ser útil para meu negócio?


Antes de entrar nisso vamos cometer um erro frequente. Outro dia na minha timeline apareceu um anúncio escrito o seguinte com texto colorido grande: Fotos 3×4 na hora para sua foto de documento. Eu fiquei chocado porque essa mesma empresa faz uso desse tipo de comunicação toda hora. Algumas curtidas aparecem por lá, mas fico me perguntando se ele vende alguma coisa fazendo isso? Em outros casos recorrentes (duas marcas reconhecidas) postam a foto dos equipamentos com uma explicação fria sobre o que é aquele produto. Isso obviamente não é conteúdo, isso é marketing 1.0 (vender produtos) travestido de alguma outra coisa. 


O que é marketing de conteúdo?

  • Quem quer atrair e manter clientes tem que criar conteúdo genuíno e autêntico. Como? Olhando para o perfil e história da sua marca nas questões básicas do marketing. O mais curioso é que boa parte dos negócios de fotografia saem promovendo coisas sem saber nem o básico. 

  • Criar conteúdo autêntico não para você, mas sim para o seu público. O que eles querem de verdade? o que eles estão precisando na fotografia? Aqui cabe relembrar: não se trata de propaganda. 

  • As regras de relacionamento com as pessoas mudaram completamente com o smartphone e as redes sociais. Melhor do que seguir um manual é estudar, testar e adaptar. A questão é: como o conteúdo vai criar algum elo entre o que eu ofereço para as pessoas que quero atender?

  • Marketing de conteúdo é trabalho de pesquisa e interesse verdadeiro da sua parte pelos seus clientes. Quem são eles? o que querem? e como você pode conversar com eles? O conteúdo como parte disso.

Como fazer marketing de conteúdo?

  • não é propaganda. é conversa com informação útil. O fato é que as marcas estão virando editores. Pessoas que criam textos, vídeos e posts para mostrar narrativas envolventes que possam ser interessantes para as pessoas. Conteúdo de qualidade é algo relativo. 

  • Fazer parte da conversa é parte fundamental do processo. É por isso que vemos tantas marcas (de todos os portes) buscando o assunto da vez para criar algum conteúdo relevante. Criando memes e afins. Na minha visão isso já saturou. Sobretudo nesse momento de pandemia, as pessoas querem algo que seja mais útil e que possa informar de verdade. 

  • Pense na questão das gestantes que nesse momento podem estar muito tensas com a situação de exposição ao vírus. Uma fotógrafa cria conteúdo útil para falar de como a grávida pode relaxar usando apps de meditação. Ou de como ela trabalha de forma segura e que até a sessão fotográfica com distanciamento pode ser um instante de escape diante de tudo o que estamos passando. Esse profissional poderia fazer um vídeo ou texto com essas informações. Claro, levando em consideração onde o público dela está. No Insta ou outros canais em que essas futuras mães estão se relacionando. De certa forma o marketing de conteúdo ajuda em outras frentes. Imagine que essa fotógrafa fechou uma parceria com uma clínica médica para fazer boletins com essas dicas. É um jeito útil e valioso de gerar conversas e contato com seus possíveis clientes. 

  • O mais importante (mais do que regras!) é começar e estudar muito sobre o assunto. Aprender fazendo, ajustando e evoluindo. O melhor caminho é tentar seu útil de verdade para o público que você quer atender!

A presença é importante!

No marketing de conteúdo temos que levar em consideração que tudo será visto em diferentes plataformas. Logo, no exemplo anterior falamos de email marketing. Mas o mesmo conteúdo poderia virar vídeo, post no Instagram e um texto para blog com fotos ilustrando tudo. O importante é lembrar que não dá para jogar a mesma informação com os mesmos moldes para diferentes canais. Não dá para enviar um texto gigantesco no Twitter ou pelo WhatsApp. Ou seja, é importante ajustar os formatos mantendo o padrão central do que será passado. Presença é consistência é o novo “ponto” do marketing básico. É aparecer com frequência para ser lembrado e nada melhor do que fazer isso com dicas ricas. O conteúdo de marketing ou vice-versa é valioso nesse sentido pois pode fazer parte das questões do preço, produto e divulgação. Exemplo: porque meu produto será útil para você? Porque meu serviço custa isso? Porque fechar comigo será uma experiência marcante para você?


Você no conteúdo! De nada adianta tentar criar marketing de conteúdo e usar técnicas de inbound marketing (baixe meu ebook) se não tiver você com seu perfil e identidade nesse conteúdo. Trata-se no fim de um conteúdo que equilibra sua personalidade da marca e características muito pessoais suas combinadas com aquilo que seus clientes acreditam e necessitam. 


Fotógrafos e negócios de foto criam fotos, vídeos e conteúdos frequentes. A imagem já faz parte do processo em uma rotina constante. Por que não organizar isso de uma maneira mais envolvente, verdadeira e que possa ser útil para as pessoas? para você pensar e encontrar respostas o quanto antes.


Se precisar de ajuda na formatação do seu marketing sugiro o novo curso online da Escola de Negócios FHOX: Marketing (é ) Básico. Ou se preferir também pode ler o livro: Marketing Básico para Fotógrafos 


Se você precisa melhorar o seu produto então o caminho é o Foto+Produto. 


Se o desafio é formar seu preço do jeito certo então veja o ImagePrice. 


Precisando de ajuda personalizada e com orientação? Então é o R.U.M.O. 

0 comentário
bottom of page