top of page

Foto distópica da Torre Eiffel em meio a protestos na França foi gerada com IA

Imagem foi usada como fake news para desinformação sobre o que vem ocorrendo nos protestos recentes na França




Uma imagem gerada por inteligência artificial de manifestantes caminhando entre restos carbonizados em uma rua com a Torre Eiffel vista ao fundo está circulando nas redes sociais com falsas alegações de que mostra cenas apocalípticas em Paris em meio à agitação em curso.


Sites internacionais conseguiram confirmar que a imagem foi criada usando um software de IA generativa e não é uma visualização recente da área próxima à Torre Eiffel em Paris.

A França tem testemunhado protestos esporádicos após Nahel M, um garoto de 17 anos de ascendência argelina, ter sido morto a tiros por um policial em uma blitz de trânsito no dia 27 de junho. Nahel estava dirigindo um carro alugado e se recusou a parar, quando foi baleado. Segundo relatos, o presidente Emmanuel Macron inundou as ruas com policiais em uma tentativa de conter os manifestantes e pediu aos pais que mantivessem seus filhos em casa.





A imagem foi tuitada por várias contas com legendas afirmando que mostra a situação atual em Paris. A fotografia também foi tuitada por uma conta chamada @njohncamm, alias Narendra Vikramaditya Yadav, que se apropriou indevidamente do nome do professor John Camm - um renomado cardiologista do Reino Unido.


A imagem está circulando no Twitter como uma foto real da França. Clique aqui, aqui e aqui para ver arquivos dos tuítes. O site BOOM fez uma busca reversa de imagem na fotografia, mas não conseguiu encontrar nenhuma correspondência anterior a julho de 2023.

Em seguida, executaram a imagem por várias ferramentas que podem detectar conteúdo gerado por IA, incluindo Illuminarty, Optic AI Or Not, Hive Moderation e Hugging Face - os resultados indicaram que o conteúdo era provavelmente gerado por IA.


De acordo com o Hive Moderation, a imagem é 99,8% gerada por IA.

Ao observar a imagem de perto, BOOM conseguiu encontrar algumas discrepâncias gritantes nela. A imagem não contém a nitidez e a maioria das figuras humanas se confunde com o fundo. Os objetos carbonizados também parecem estar borrados e as pessoas podem ser vistas paradas de forma bizarra no fogo ardente.


A figura humana em primeiro plano parece estar distorcida e borrada. Outra figura humana em primeiro plano pode ser vista com três pernas. Essas anomalias na anatomia humana são geralmente observadas em fotos feitas com ferramentas de IA generativas.

Além disso, as figuras humanas na multidão parecem estar borradas e nebulosas e se fundem com o fundo de forma anormal, indicando fortemente que a foto foi criada com IA generativa.


O fato é que 2023 já se torna o ano dos casos de desinformação com IA. Algo que vimos com uma foto falsa criada com IA que mostrava um ataque terrorista em Washington e as já famosas fotos do Papa Rapper e Trump sendo preso nas ruas de NY. No fim, o fotojornalismo ganha ainda mais importância junto com a checagem de imagens como ocorreu neste caso da foto da torre em Paris.


Faça parte do NFoTo e participe da nova fase de valor da fotografia. Saiba mais aqui >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | Meusite (enfbyleosaldanha.com)





0 comentário

Comments


bottom of page