top of page

Fotógrafo que viralizou no Instagram revela que suas imagens foram todas criadas com IA





O fotógrafo viral do Instagram, conhecido como Jos Avery, confessou recentemente que suas fotos são geradas por inteligência artificial (IA). Com mais de 26.000 seguidores e crescendo, a conta do Instagram de Jos Avery fez sucesso com retratos gerados por IA nos últimos meses. O problema é que os seguidores achavam se tratarem de fotos reais.


Avery disse que, embora suas imagens não sejam fotografias reais, elas ainda exigem uma grande quantidade de arte e retoques de sua parte para passar como hiperrealistas. Para criá-los, a Avery inicialmente usa o Midjourney, uma ferramenta alimentada por IA. Ele então combina e retoca as melhores imagens usando o Photoshop.


"Estou honestamente em conflito", disse Avery quando se aproximou de Ars Technica para contar sua história. "Meu objetivo original era enganar as pessoas para mostrar a IA e, em seguida, escrever um artigo sobre isso. Mas agora tornou-se uma saída artística. Meus pontos de vista mudaram."


Como ele criou? Em um e-mail, Avery nos levou através de seu processo de criação de imagens, que envolve a geração de milhares de imagens com o Midjourney e, muitas vezes, combinando as melhores partes de várias imagens. Escolher essas imagens geradas por IA, que geralmente incluem defeitos óbvios (especialmente nos olhos, rostos e mãos), é um processo tedioso com as ferramentas atuais.


"Eu tenho algo como 160 postagens no Instagram", diz Avery. "Para chegar a isso, gerei 13.723 imagens, sem incluir milhares de cancelamentos incontáveis no meio do trabalho. Em outras palavras, estou gerando cerca de 85 imagens para criar uma imagem utilizável e cancelando provavelmente pelo menos esses muitos inícios com falha."





Para editar as fotos, ele usa o Adobe Lightroom e o Photoshop. "É preciso uma enorme quantidade de esforço para pegar elementos gerados por IA e criar algo que pareça ter sido tirado por um fotógrafo humano", diz ele. "O processo criativo ainda está muito nas mãos do artista ou fotógrafo, não do computador."





  • Inicialmente, Avery vasculha milhares de imagens geradas em Midjourney a partir de um prompt como "uma mulher pegando flocos de neve em sua língua". Arte da Temporada de Avery

  • Em seguida, a Avery seleciona as melhores gerações de IA e combina elementos delas no Photoshop. Arte da Temporada de Avery

  • Se necessário, Avery cortará e colará um rosto de outra geração se a geração original da IA acabar distorcida. Arte da Temporada de Avery

  • Avery aprimora a imagem composta usando filtros neurais no Photoshop. Depois de muitos retoques finais, a imagem está completa.

Junto com cada foto falsa, Avery dava a cada personagem um nome (como "Strong Sarah" ou "Resilient Richard") e escreve uma história fictícia para acompanhá-la. Emma olhou pela janela, hipnotizada pela rua coberta de neve. A temporada de inverno trouxe uma beleza nítida e tranquila para a cidade, e ela a saboreou", escreveu Avery para um retrato de uma mulher usando um capuz coberto de neve, continuando com uma história mais longa cheia de melodrama.





Olhando no Instagram, muitos talvez ainda acreditem que ele criou as imagens. E notei que vários fotógrafos e fotógrafas que conheço seguem o artista. Esse caso é só mais uma camada de desafio sobre essa nova fase da fotografia com IA. E ao mesmo tempo apresenta oportunidades para quem souber se adaptar a esses novos tempos.



Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado >>> Quero ser Membro NFoTo


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email >>> Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter


Acerte seu Marketing na Fotografia em 2023 >>> Eu Quero Meu Plano de MKT 23





0 comentário
bottom of page