top of page

Exposição World Press Photo realiza visita mediada com a participação do fotógrafo Musuk Nolte no próximo dia 13 de Junho na CAIXA Cultural Rio

O profissional peruano-mexicano vai contar as histórias e compartilhar os bastidores do trabalho sobre a seca na Amazônia, série premiada no concurso internacional de fotografia

ree

Créd:  Musuk Nolte


Este site é patrocinado por Fotto, líder em vendas de fotos com tecnologia inteligente, e por Alboom, referência em sites, automação e marketing para fotógrafos(as).


Na próxima sexta-feira, 13 de junho, às 17h, o peruano-mexicano Musuk Nolte, realiza uma visita mediada na exposição World Press Photo 2025 em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O fotógrafo é autor da série premiada “Secas na Amazônia”, que retrata com poesia e contundência os efeitos devastadores das mudanças climáticas na Amazônia brasileira. Suas imagens documentam episódios como o esvaziamento da bacia do Rio Solimões, o isolamento de comunidades ribeirinhas e a desestruturação das relações sociais e culturais da região. O evento contará com tradução simultânea e interpretação em Libras, garantindo acessibilidade para todos os públicos. A entrada é gratuita, sujeita à lotação, e requer inscrição prévia (acesse aqui o formulário)

Durante a visita mediada, o fotógrafo irá comentar o processo de produção das imagens, o envolvimento com os povos amazônicos e o papel do fotojornalismo no enfrentamento das crises ambientais. A atividade representa uma oportunidade de ouvir diretamente do autor as histórias por trás das fotografias.

Reconhecido internacionalmente, Musuk Nolte tem se destacado na cena contemporânea da fotografia documental. É formado em fotografia profissional com especialização em fotografia contemporânea e já recebeu prêmios como o Fundo de Emergência da Fundação Magnum, a Bolsa Vital Impacts, além de ter sido nomeado Explorador da National Geographic.


ree

Créd:  Musuk Nolte


World Press Photo

A exposição itinerante World Press Photo 2025 segue até 20 de julho na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro. A mostra apresenta os vencedores do 68º Concurso Anual, e este ano, traz 42 projetos vencedores que refletem os temas mais urgentes da atualidade: política, gênero, migração, conflitos armados e a crise climática, reunindo histórias captadas por fotógrafos de 31 países. Entre os premiados estão três profissionais brasileiros, Amanda Perobelli, André Coelho e Anselmo Cunha. O país também ganhou protagonismo na lente de outros profissionais internacionais, o mexicano Musuk Nolte com imagens da seca na Amazônia e Jerome Brouillet com a foto do atleta olímpico Gabriel Medina. 



ree

Créd:  Musuk Nolte


ree

Vista aérea do rio Tarumã, Amazonas, que se tornou inavegável por causa da seca. Créd:  Musuk Nolte

 

Em 2025, as imagens documentam desde protestos e levantes em países como Quênia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, até retratos inesperados de figuras políticas nos Estados Unidos e na Alemanha. Também revelam histórias comoventes de jovens ao redor do mundo – como um homem trans de 21 anos nos Países Baixos, uma jovem ucraniana traumatizada pela guerra e uma criança palestina vivendo com amputações após bombardeios em Gaza, escolhida como a foto do ano.



ree

 

Depois da Cidade Maravilhosa, a mostra segue para São Paulo, e depois para Curitiba e Salvador.


Serviço:

Visita mediada com o fotógrafo Musuk Nolte – “Secas na Amazônia”

Data:  Sexta-feira, 13 de junho de 2025 às 17h

Local: CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio - Galerias 01 e 02

Inscrição gratuita: Clique Aqui (link)

Obs: Necessário apresentar confirmação de inscrição para retirar ingresso 30 minutos antes do evento

 

Exposição: World Press Photo 2025

Local: CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio

Período: Até 20 de julho de 2025

Endereço: R. do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro – Próximo à estação Cinelândia do Metrô

Horário de visitação: Terça a sábado: das 10h às 20h / Domingos e feriados: das 11h às 18h.

Entrada gratuita

Classificação etária: 12 anos

Mais informações: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/default.aspx /  @caixalculturalrj / tel: (21) 3083-2595

Importante: A exposição terá visitas mediadas com Libras e todas as imagens contarão com audiodescrição.




Se você é fotógrafo ou vive da imagem, esse momento é um convite à reflexão: como transformar essa avalanche de registros em algo que realmente toque as pessoas? Aliás, já compartilhei conteúdos exclusivos sobre isso para membros. da Comunidade Fotograf.IA + C.E.Foto. E por lá falamos sobre isso com profundidade: ferramentas, ideias e caminhos para quem quer ir além do clique. Que tal explorarmos as possibilidades juntos?

ree





 
 
 

Comentários


CONTATO

São Paulo, SP

  • Canal de Notícias no Insta
  • Telegram
  • logo-whatsapp-fundo-transparente-icon
  • Youtube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Facebook

© 2025 - Leo Saldanha. 

Vamos conversar? Obrigado pelo envio

bottom of page