top of page

Essências Literárias: exposição da fotógrafa Néia Moresco celebra autores e a literatura

A exposição da fotógrafa e retratista está na Delta Livraria do Passo Fundo Shopping



Néia Moresco na exposição: uma grife de retratos em Passo Fundo


A exposição “Essências Literárias” é uma parceria da Delta Livraria com a renomada fotógrafa gaúcha Néia Moresco. São 18 personalidades locais (de Passo Fundo, RS) com contribuições importantes para a literatura da região. Os retratos de Néia mostram essas figuras relevantes da cultura e ao mesmo tempo celebram o valor e o amor pela literatura local.



retratados por Néia Moresco com seus retratos. Celebrando o amor pelos livros

Néia contou como foi essa experiência, que por conta da pandemia acabou sendo adiada presencialmente, mas que agora está exposta em grande estilo com fotos impressas do trabalho sensível e destacado da fotógrafa.

“Este trabalho, idealizado em 2019, teve como objetivo valorizar todos os envolvidos na arte literal, aproximando todos os sentidos e sentimentos atrelados a este processo.

Realizar o registro fotográfico destas histórias, sentindo o trabalho, o envolvimento holístico de quem se expressa e se conduz a partir daquilo que escreve e lê, foi uma experiência magnífica. Com imagens simples e fortes, o legado cultural destes participantes, o universo das palavras sentidas e vivenciadas precisavam ser traduzidas em imagem, e deste movimento, resulta a exposição que hoje aqui se encontra.


É com grande emoção que fiz parte da elaboração e desenvolvimento desta ideia e é com mais alegria ainda que hoje apresentamos neste espaço, o resultado que, apesar do tempo, se mantém inovador, pois a leitura e escrita que movem o sentimento e o conhecimento daqueles que com ela se envolve, jamais passa”.



apresentação de Néia para os presentes



O fato é que a fotógrafa criou uma verdadeira grife na fotografia e uma exposição é mais uma forma de valorizar esse legado e reforçar seu valor de marca e seu trabalho fotográfico. O destaque dado tanto pela livraria quanto pelo shopping comprovam isso. E o mais importante: Néia faz isso celebrando as personalidades e a cultura gaúcha em alto estilo. Ou como a própria divulgação feita na parceria diz: Uma celebração do amor pelos livros. A exposição estará aberta ao público de 23 de maio a 04 de junho na Delta Livraria do Passo Fundo Shopping, com entrada gratuita.






Retratos dos autores junto aos livros. Literatura e fotografia





0 comentário

Comments


bottom of page