top of page

Entendendo as suas forças e fraquezas no negócio da fotografia

No exercício de uma rotina de marketing é muito importante notar qual o seu P mais forte, os pontos medianos e o(s) mais fraco(s) para você trabalhar em ajustes e melhorias





Se você tem um negócio de fotografia (fotógrafo, estúdio, loja de foto e afins) então o marketing faz parte da sua jornada. E dentro disso, observar como estão seus “P´s” é crucial. Trata-se de um exercício simples e que ao mesmo tempo requer uma autocrítica honesta da sua parte com você mesmo e sua marca. Comece pelo posicionamento:


1 – Posicionamento – como está seu posicionamento de mercado? Como os clientes percebem e como você está posicionado em relação a concorrentes? E como você gostaria de ser percebido?


2 – Público – As pessoas que você atende tem um perfil similar ou você não tem nem ideia de quem são e como consomem e o que valorizam? E qual o local ou locais físicos e online em que estão mais presentes


3 – Produto – O que você entrega? É mais do mesmo ou tem algo muito específico que te diferencia de alguma forma das outras ofertas de alternativas do mercado?


4 – Promoção – A divulgação ocorre como? Você cria uma comunicação padrão ou busca criar algo no estilo conversa com informação e entretenimento?


5 – Presença – Você tem frequência e consistência. Mede os resultados e acompanha o que ocorre para tomar medidas referentes ao que está ocorrendo?


6 – Personalidade, propósito – Sua marca representa o que você acredita em termos de valores e aquilo que te move de fato na fotografia? Ou é algo muito genérico?


7 – Personalização – Você busca criar algo único e com a cara do cliente e se preocupa com isso em todas as etapas do negócio? Entende isso como parte da experiência de valor que quer entregar para os clientes?


8 – Preço – Você tem uma estratégia de preços? Desde as condições de pagamento até a conexão com seu posicionamento de mercado?


9 – Pessoa – Essa é a parte para se pensar em relação ao novo marketing mais humano que leva em consideração aspectos muito individuais. Como você vê cada cliente e cria algo de valor considerando todos os aspectos citados acima? Porque no fim, tudo o que você fizer terá um impacto direto na pessoa que você vai servir.


Dentro dessa dinâmica simplificada dos elementos citados no artigo, quais você está mais forte, quais estão mais “mais ou menos” e quais precisam melhorar? É um exercício constante para você fazer, ajustar e seguir de olho sempre que puder.


Dentro de um Plano de Marketing 2022, todos esses elementos e outros entram como parte valiosa da estratégia! Tudo para você ter resultados efetivos em atrair e manter clientes. Saiba mais sobre o Plano de Marketing 2022 clicando aqui: Eu Quero Meu Plano de Marketing

0 comentário
bottom of page