top of page

E a inteligência artificial chegou também na disputa das eleições para presidente dos EUA

Após ocorrer o anúncio oficial de Biden de que vai concorrer a reeleição, partido dos Republicanos publicou um vídeo 100% feito com IA para contra-atacar o anúncio





O anúncio criado 100% com I.A retrata uma visão distópica dos EUA se Biden for reeleito. Também levanta questões preocupantes sobre o lugar dos deepfakes na campanha política.


A notícia está presente nos principais canais de notícia de internet e da tevê. Joe Biden anunciou sua campanha de reeleição, e o Comitê Nacional Republicano (RNC) respondeu com um anúncio de ataque com imagens geradas por IA.





O anúncio contém uma série de imagens imaginando a reeleição de Biden em 2024. Ele sugere que isso levará a uma série de crises, com imagens retratando explosões em Taiwan após uma invasão chinesa e implantações militares no que são presumivelmente ruas dos EUA.





Um pequeno aviso no canto superior esquerdo do quadro diz "criado inteiramente com imagens de IA", enquanto a legenda abaixo do vídeo do YouTube diz: "Um olhar gerado por IA sobre o possível futuro do país se Joe Biden for reeleito em 2024". Um porta-voz do RNC disse à Axios que foi o primeiro anúncio desse tipo publicado pela organização.





Não está claro quais ferramentas foram usadas para criar as imagens, nem se isso teria violado quaisquer termos e condições. Vários geradores de imagens de IA como Midjourney e DALL-E, limitam a criação de imagens para questões políticas. (Midjourney, por exemplo, não permitirá que você gere fotos de Xi Jinping) No entanto, a maioria das imagens no anúncio é bastante genérica e provavelmente poderia ser gerada sem violar os filtros de qualquer sistema.





Outras questões levantadas pelo anúncio são complexas e preocupantes. Muitos especialistas alertaram que os deepfakes gerados pela IA poderiam ser usados para espalhar desinformação política, mas e se essa desinformação vier dos próprios políticos? E como se traça a linha entre a desinformação e a campanha regular? Quais os impactos disso daqui para frente tanto lá fora quanto no Brasil? As notícias recentes com criações de Donald Trump, do Papa e agora com Biden aumentam ainda mais essas preocupações e como a sociedade e as autoridades irão lidar com isso.


Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - Quero ser Membro NFoTo


Precisando acertar o seu marketing ou se reposicionar? Conheça o Plano de Marketing 2023? Eu Quero Meu Plano de Marketing


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter



0 comentário
bottom of page