top of page

DreamGenerator: engenheiro cria câmera que transforma fotos em arte de IA na hora

Você já imaginou como seria tirar uma foto e ver ela se transformar em uma obra de arte de inteligência artificial na hora? Essa é a proposta do DreamGenerator, uma câmera de IA compacta criada pelo engenheiro Kyle Goodrich.


O DreamGenerator usa a IA do Stable Diffusion, que é capaz de gerar imagens realistas a partir de descrições textuais ou de outras imagens. Ao tirar uma foto com a câmera, o usuário pode escolher entre 30 temas diferentes, como “retro”, “sci-fi”, “conto de fadas” e “pirata”. A câmera então aplica o algoritmo para transformar a foto original em uma nova imagem gerada por IA, que pode ter elementos surpreendentes e inesperados.



Goodrich descreve o seu projeto como “um brinquedo que desperta novas ideias e adiciona um toque inesperado à fotografia cotidiana”. Ele diz que se inspirou nos geradores de arte de IA que estão surgindo na internet, como o Artbreeder e o Midjourney, e quis criar algo mais portátil e interativo.


Kyle Goodrich, artista 3D e designer de produtos de realidade aumentada do Snapchat, diz que o objetivo é tornar a arte de IA mais simples. Ele diz que muitos geradores de imagens de IA oferecem experiências de usuário complicadas. A simplicidade de uma câmera point-and-shoot tornaria a geração de arte de IA mais intuitiva.


"Os geradores de imagens de IA são um divisor de águas, mas chegar ao prompt perfeito é difícil", escreveu Goodrich no Twitter. "Além disso, navegar em algumas dessas plataformas parece resolver um quebra-cabeça. Eu queria simplificar esse processo e criar uma ferramenta que combinasse design intuitivo com o poder da IA."


Ele acrescentou: "Eu amo minha DSLR, mas carregar uma câmera volumosa pode parecer um fardo. Os smartphones já fazem um trabalho decente, mas há algo inegável sobre a simplicidade de um point-and-shoot... e acho que tiro muito mais fotos."


O DreamGenerator parece e funciona muito mais como uma câmera tradicional do que um exemplo anterior de uma câmera de IA que vimos – a câmera Paragráfica, que não tem lente e dados do Google Street View em vez de imagens para gerar arte de IA.


O dispositivo de Goodrich tem um módulo de câmera básico que alimenta imagens para um computador Raspberry Pi executando uma instância de Stable Difusion e ControlNet. Uma interface simples permite que um usuário tire uma foto e, em seguida, alterne entre os temas de prompt. A imagem original aparece no visor, mas é rapidamente transformada de acordo com o tema escolhido. Botões diferentes permitem gerar variações de uma imagem.



Mas enquanto a experiência do usuário é mais simples e intuitiva, os resultados parecem ser muito mais limitados, mesmo que um produto final introduza mais do que os 30 temas usados no protótipo. Não está claro se a imagem original também é salva, e Goodrich não esclareceu onde a computação ocorre – dado o tamanho do dispositivo, podemos presumir que a câmera envia as fotos para a nuvem em vez de processar as imagens no próprio dispositivo. Mas tudo isso é especulação.


A câmera ainda é um protótipo e não está à venda, mas Goodrich compartilhou alguns exemplos das imagens geradas pelo DreamGenerator no seu Twitter. Algumas delas são impressionantes, outras são bizarras, mas todas mostram o potencial da inteligência artificial para criar arte e cultura. O que você acha dessa ideia? Você usaria uma câmera assim?





0 comentário

Comments


bottom of page