Disney, Warner e Universal unem forças em processo contra IA chinesa Minimax
- Leo Saldanha

- 18 de set.
- 2 min de leitura
As gigantes de Hollywood acusam a Hailuo AI de violar direitos autorais em larga escala e de lucrar com obras protegidas

Este post é patrocinado por Fotto, líder em vendas de fotos e vídeos com tecnologia inteligente, e por Alboom, plataforma líder e referência em sites, inovação e marketing para fotógrafos(as)
Disney, Warner Bros. Discovery e Universal Studios entraram juntas com uma ação judicial na Califórnia contra a MiniMax, empresa chinesa responsável pelo aplicativo Hailuo AI. As três maiores produtoras de cinema dos Estados Unidos alegam que a plataforma de geração de imagens e vídeos com inteligência artificial “pirateia e saqueia” dezenas de propriedades intelectuais protegidas.

O processo inclui capturas de tela de conteúdos gerados que reproduzem personagens e universos famosos, como DC, Marvel, Star Wars e Minions. Segundo a acusação, a MiniMax não apenas deixou de impedir violações, como também teria incentivado os usuários a criar vídeos usando obras protegidas. Em anúncios, a empresa chegou a descrever o Hailuo AI como “um estúdio de Hollywood no seu bolso”.

Este é mais um capítulo na crescente disputa entre a indústria do entretenimento e empresas de IA. Apenas neste mês, a Warner Bros. já havia processado a Midjourney, enquanto Disney e Universal moveram uma ação semelhante em junho. Outros setores, como o editorial e o tecnológico, também enfrentam conflitos: a Anthropic, criadora do Claude, e a Apple estão envolvidas em casos de grande repercussão relacionados ao uso de conteúdo protegido para treinar modelos de IA.
🔗 Quer acompanhar ainda mais de perto tudo o que está acontecendo na fotografia?
Além dos posts semanais, você pode escolher onde mergulhar:
📲 Canal no Telegram – reflexões, concurso Spotlink, análises e interação
📢 Canal de Notícias no Instagram – os principais destaques diários
💬 Canal no WhatsApp – acesso rápido às novidades direto no seu bolso
▶️ YouTube – entrevistas, conversas e conteúdos em vídeo
E para quem busca profundidade, mentorias e relatórios estratégicos, há a Comunidade Fotograf.IA+C.E.Foto. O mais completo hub de inovação e negócios na fotografia.




Comentários