Definindo uma r.o.t.a. para fazer o plano de marketing funcionar

Planos mudam, objetivos não. Mas questões práticas e estratégicas devem ser observadas sempre e ajustar a rota quando necessário





Eu gosto de acrônimos e pensei que r.o.t.a. é uma boa forma de definir e explicar o Plano de Marketing 2022. O que r.o.t.a. representa na hora de criar seu plano de marketing?


Reposicionar e reajustar - reposicionamento de mercado é fundamental para qualquer negócio de fotografia. Vale para fotógrafos, empreendedores em geral. O plano ajuda a reavaliar o rumo e definir uma nova posição de mercado com base em uma visão completa de marketing.


Orientar com uma estratégia - Não adianta definir o posicionamento de mercado sem um plano estratégico e para tanto devemos pensar nos objetivos. O que você quer atingir de forma mensurável para traçar as ações necessárias dentro do plano de marketing. O plano de marketing conta com um retorno com orientações iniciais para ajudar seu negócio.


Táticas que serão empregadas - As ações concretas que serão feitas para conquistar o que queremos em termos de marketing. Não adianta pensar em ações sem uma estratégia, da mesma forma que objetivos sem tática não terá resultado. O plano de marketing faz com o empreendedor se comprometa em agir de forma concreta.


Assinatura é o legado - Para que fazer algo e não ter um impacto de mudança na vida das pessoas? Aqui retornamos para a parte do (re)posicionamento. Aqui entra a parte daquilo que representa seu negócio e o impacto que terá na vida das pessoas. O plano de marketing reforça essa importância do fotógrafo ou negócio de fotografia deixar algo a mais. Um legado é uma assinatura daquilo que você representa.


Então no fim um plano envolve etapas e essa ideia da r.o.t.a. é uma forma prática de observar o que deve ser feito. Começar pela base (posicionamento) e evoluir a estratégia para depois definir ações, e com muito trabalho e sorte, deixar um legado. Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Então conte com o Plano de Marketing 2022. Clique aqui e saiba mais: Seu Plano de Marketing para 2022 chegou! | Meusite (enfbyleosaldanha.com)






0 comentário