top of page

Conexão Fotográfica: o marketing como uma peça fundamental para o fotógrafo




Fotógrafos(as) costumas separar uma coisa da outra. Se sou bom de foto, não sou bom de marketing. Se sou comercial, não tenho como ser bom na parte criativa. Isso é regra de mercado? penso que isso começou a mudar já tem um bom tempo. A verdade é que me parece que muitos profissionais de renome (inclusive os respeitados como artistas) sabem equilibrar as coisas nas questões de negócios e fotografia. Quase sempre aquele artista destacado faz um bom trabalho de marketing. Talvez porque ele (ou ela) entende algo como um processo, quase um jogo. Reparo que aqueles que equilibram isso tem algo em comum:


- Uma causa justa (ou propósito) bem definido. Se não sei quem sou...como é que vou criar um marketing único. Não vale o mesmo para a minha assinatura visual na fotografia?

- São bons contadores de histórias e levam isso para todo o processo de relacionamento com os clientes

- Costumam vender experiências que se conectam em detalhes. Desde a importância da embalagem até o atendimento.

- São inquietos e costumam lançar novos projetos, produtos e experiências de tempos em tempos.

- Não param de aprender nunca. Estudam e investem nessa parte educacional (não só na fotografia) sempre.

- São muito curiosos não só pela arte, mas pelo assunto que se propõe a mergulhar e sobretudo no comportamento de quem vai comprar o que eles oferecem.

- São pragmáticos e apreciam novidades tecnológicas, mas sabem distinguir modas de tendências.


Se uma foto é marketing já que ela me passa uma percepção...então a foto em si é começo do marketing de um profissional. O problema é que o que mais vemos são imagens e abordagens muito parecidas. Essa levada "mais do mesmo" parece ser uma praga de uma profissão que vive da reprodução. O que quero dizer aqui é que o fotógrafo que consegue se destacar no marketing encontra seu própria caminho. Pegue os grandes nomes de qualquer segmento e veja como isso é verdade.


Só o marketing não vai resolver as grandes questões de um fotógrafo que sai da mesmice. O que se conecta com nosso novo evento: Conexão Fotográfica. Uma iniciativa minha, de Chris Bueno e Ana Campbell para mostrar a importância na busca por um perfil mais completo que mescla criatividade, empreendedorismo e marketing. Saiba mais aqui: Conexão Fotográfica - Criatividade, empreendedorismo e marketing - Sympla


0 comentário
bottom of page