top of page

Como o marketing pode fazer a diferença no negócio da fotografia?

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, mas especialmente para os fotógrafos





O marketing não se resume a divulgar o seu trabalho nas redes sociais ou criar um site bonito. O marketing envolve entender o seu público-alvo, o seu posicionamento no mercado, o seu diferencial competitivo, o seu produto e o seu preço. E por favor, coloque isso na sua cabeça: se é um negócio de fotografia, então tem marketing.


O marketing é o que vai te ajudar a atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes. O marketing é o que vai te fazer se destacar entre tantos outros profissionais da fotografia. O marketing é o que vai te permitir viver da sua paixão pela imagem.


Mas como fazer um bom marketing na fotografia? Por onde começar? Como implementar, agir e ajustar as suas estratégias?


Essas são algumas das perguntas que todo fotógrafo que está começando ou tentando se reposicionar deve se fazer. E para te ajudar nessa jornada, vamos te dar alguns passos iniciais para você acertar o marketing na fotografia.





1 - Defina o seu propósito

O primeiro passo é definir o seu propósito como fotógrafo. O que te motiva a fotografar? Qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores? Qual é o impacto que você quer causar com as suas imagens? O seu propósito é o que vai guiar todas as suas decisões e ações no seu negócio. O seu propósito é o que vai te diferenciar dos demais e gerar conexão com os seus clientes. Depois de definir o seu propósito, o próximo passo é definir o seu produto.”



2 - Defina o seu produto

O segundo passo é definir o seu produto como fotógrafo. O que você oferece aos seus clientes? Quais são os benefícios e as características do seu trabalho? Qual é o estilo, a qualidade e a originalidade das suas fotos?

O seu produto é o que vai gerar valor para os seus clientes e satisfazer as suas necessidades e desejos. O seu produto é o que vai mostrar a sua competência e a sua criatividade como fotógrafo. Depois de definir o seu produto, o próximo passo é definir o preço.”



3 - Defina o seu preço

O terceiro passo é definir o seu preço como fotógrafo. Quanto você cobra pelos seus serviços? Quais são os custos envolvidos na sua produção? Qual é a percepção de valor dos seus clientes em relação ao seu trabalho?

O seu preço é o que vai gerar lucro para o seu negócio e refletir a sua posição no mercado. O seu preço é o que vai mostrar a sua confiança e a sua valorização como fotógrafo. Depois de definir o seu preço, o próximo passo é definir a divulgação.”


4 - Defina a sua promoção/divulgação

O quarto passo é definir a sua promoção como fotógrafo. Como você divulga o seu trabalho? Quais são os canais de comunicação que você utiliza? Qual é a mensagem que você transmite aos seus clientes?


A sua promoção é o que vai gerar visibilidade para o seu negócio e atrair novos clientes. A sua promoção é o que vai mostrar a sua personalidade e a sua proposta como fotógrafo.

Esses são os quatro elementos do composto de marketing na fotografia: propósito, produto, preço e promoção. Eles devem estar alinhados entre si e com o seu público-alvo. Eles devem ser constantemente monitorados e ajustados de acordo com as mudanças do mercado e do comportamento dos consumidores. Depois de definir a divulgação, o próximo passo é acompanhar os rumos e ajustar no caminho.”





Se você seguir esses passos iniciais, você já estará no caminho certo para fazer um bom marketing na fotografia. Mas lembre-se: o marketing não é algo estático, mas sim dinâmico. Você deve estar sempre atento às tendências e às oportunidades do mercado fotográfico atual, como a fotografia digital, a fotografia blockchain, a fotografia com inteligência artificial e a fotografia com causa.



O prazer de não ter que te vender nada. Coloco essa frase para você porque vi outro dia e achei relevante. Eu tenho produtos e soluções para te ajudar no marketing da fotografia. Confira abaixo. Mas se você não quiser gastar nada basta entrar no site do Sebrae local que tem bastante conteúdo grátis para você começar agora. E no fim, não estou te vendendo, mas sim é você quem estará comprando :-)



Para quem quer estudar >>> ebooks - Marketing


Para quem quer um Plano de Marketing na Fotografia e colocar a mão na massa >>> Plano de Marketing 2023


Para quem quer uma mentoria com Plano de Marketing >>> Plano de Marketing Premium


Para quem quer entrar na nova fase de valor da fotografia >>> NFoTo: fotografia blockchain e inovação

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page