Primeiro temos que corrigir a chamada acima, pois ao menos você terá que "gastar" seu tempo
Marketing na fotografia. Pouca gente gosta, todo mundo precisa. Perceba que esse post é uma forma de "fazer marketing" e tem toda uma estratégia. Eu tenho meu posicionamento de mercado e vou replicar esse conteúdo em vídeo e redes sociais. O foco será vender o Plano de Marketing 2023.
Fazer o marketing sem gastar nada. Como fazer? Primeiro você precisa olhar para dentro. Se você não souber o que você representa exatamente e como vai se posicionar para seus clientes isso será um problema.
Não gastar com marketing quer dizer depender de orgânico. Isso quer dizer contar com a força do conteúdo (sua fotografia, por exemplo). E para fazer isso você precisará traçar uma estratégia de onde publicar, a frequência e definir metas de resultados esperados.
O marketing pede um pensamento que encadeia da seguinte forma:
1 - posicionamento de mercado. Como você será percebido é que impacto terá na vida das pessoas com o que faz.
2 - público (pessoas que você vai servir) e como criar para elas e não o contrário.
3 - produto/serviço e como criar pensando mais uma vez no item anterior.
4 - divulgação sem cara de anúncio combinando conteúdo e entretenimento.
5 - presença. Ou seja, a consistência nos canais onde estão seus clientes. Marketing é repetição e ajustes frequentes.
6 - preço. Se você fizer direito nos itens anteriores, o preço não será a forma para resolver problemas (com descontos e precinho). Preço é posicionamento e é marketing.
Na teoria é isso. Na prática cada um dos elementos é muito importante, a começar pelo posicionamento de mercado. Você pode até achar besteira tudo que está aqui. Mas a verdade é que provavelmente aquela referência que você aprecia e o concorrente que vai bem faz bom uso do marketing. Até porque marketing quando é bem-feito nem parece marketing.
E se precisar de ajuda com isso...conte com o Plano de Marketing 2023
Comentários