top of page

Comece pelo Porquê: a lição de Simon Sinek para os fotógrafos(as)

Atualizado: 7 de ago. de 2023

O marketing bem feito na fotografia começa por um olhar para dentro. Por isso, acredito que conceito do círculo dourado de Simon Sinek (Best-Seller) pode te ajudar a encontrar o seu propósito e se diferenciar no mercado

Você já se perguntou por que faz o que faz? Qual é o propósito que move você e o seu trabalho como fotógrafo profissional? Essas são algumas das questões que o autor Simon Sinek aborda no seu livro “Comece pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir”.


Neste livro, Sinek defende que o sucesso de qualquer empreendimento depende de se ter um porquê claro e definido, ou seja, uma razão de existir que inspire e motive as pessoas a agirem. Ele usa exemplos de grandes líderes e empresas que conseguiram se destacar no mercado e na sociedade por começarem pelo porquê, como Martin Luther King, Steve Jobs e a Apple.


Mas como isso se aplica à fotografia? Bem, eu acredito que todo fotógrafo tem um porquê, uma paixão, uma missão que o leva a registrar imagens que contam histórias, que emocionam, que provocam reflexões. E esse porquê é o que diferencia você dos demais profissionais, é o que faz com que os seus clientes te escolham e te indiquem, é o que te dá sentido e satisfação no seu trabalho.





Para explicar melhor essa ideia, Sinek criou o conceito do círculo dourado, que é formado por três camadas: o porquê, o como e o o quê. O porquê é a essência, a causa, a crença que orienta as ações. O como é a forma, o método, o processo que realiza as ações. O quê é o resultado, o produto, o serviço que oferece as ações.





Segundo Sinek, a maioria das empresas comunica de fora para dentro do círculo, ou seja, elas dizem o quê elas fazem, como elas fazem e por que elas fazem. Mas as empresas que fazem a diferença comunicam de dentro para fora do círculo, ou seja, elas começam pelo porquê, depois pelo como e por último pelo quê. Assim, elas criam uma conexão emocional com os seus clientes, que se identificam com os seus valores e propósitos.


Por isso, eu recomendo que você leia este livro e descubra o seu porquê. E depois, compartilhe-o com o mundo, através do seu site, das suas redes sociais, do seu portfólio, do seu atendimento. Mostre para as pessoas qual é o valor do seu trabalho, qual é a sua visão de mundo, qual é o seu diferencial.




E também recomendo que pense no seu marketing e comece pelo porquê. Acredito que isso fará a diferença no seu posicionamento de mercado para ser distinto dos colegas. Justamente por olhar para dentro e assim se diferenciar por aquilo que te faz único.


Se precisar de ajuda com seu marketing conte com Plano de Marketing da Fotografia. Um produto com proposta única no mercado e que prevê orientação inicial e justamente feito para você encontrar sua posição única de mercado e fazer diferente do que os outros estão fazendo.


Se precisar de ajuda com o marketing conte com o Plano de MKT 2023 >>> Plano de Marketing da Fotografia


Se quiser ler sobre marketing >>> ebooks - Marketing


Se quiser uma mentoria >>> Plano de Marketing Premium




0 comentário

Comments


bottom of page