top of page

Cinco tendências de marketing para 2023

De marketing de influência a dados, especialistas elencam o que estará em alta no setor para o próximo ano





Empresas que querem ficar no topo e ganhar relevância precisam estar sempre atualizadas com o mercado e com as tendências mundiais, e quando o assunto é marketing isso é uma constância.


Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, com CMOs e líderes de marketing de todo o mundo, apesar dos cenários de incertezas geopolíticas e econômicas no globo, o valor gasto no setor subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 e a expectativa é de crescimento para 2023. A forma de consumir também se transformou nos últimos anos e os profissionais de marketing precisam se adaptar cada vez mais a essas mudanças.


No século XXI, o marketing deixou de focar no produto e passou a adotar estratégias com foco no cliente e na experiência. Agora o desafio é fidelizar o consumidor oferecendo experiências únicas para que ele procure a marca e, mais que isso, seja um defensor dela no ambiente digital.


Para ajudar neste desafio, veja as dicas dos especialistas Túlio Mêne e Nilio Portella, fundadores do Grupo Mene & Portella.


1 - People to people

Construa, fortaleça a sua comunidade e estabeleça relacionamento de longo prazo com ela. Invista em microfluenciadores que fortaleçam a marca. De acordo com relatório da Stackla (2022), 79% dos consumidores dizem que os UGC (User Generated Content - em português, conteúdo gerado pelo usuário), impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.


2 - Estude o mercado e crie tendências

Identifique possibilidades para estar um passo à frente. Assim, estará preparado para atender as demandas dos clientes antes dos concorrentes. Uma boa dica é estudar tecnologias em ascensão, como o setor de energia solar ou de veículos autônomos, por exemplo.


3 - Data driven marketing - gestão baseada em dados

Analise dados do concorrente para que tenha insights embasados em métricas e consiga aplicar na empresa. Atualmente, os dados estão sendo usados em diversas áreas e no marketing ele é primordial para a tomada de decisão.


4 - Comunique com propósito

As marcas devem ter um propósito, trazer valor para o mundo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão em busca de criar conexões profundas com as marcas e, para isso, a comunicação precisa ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e, claro, engajados.


5 - Metaverso e os novos negócios

Esse universo está crescendo exponencialmente e surgirão muitas oportunidades para as marcas. Vários artistas criaram seus avatares e já fazem negócios exclusivos nesse universo. Espera-se que o relacionamento entre marcas e consumidor seja mais imersivo e com enorme potencial de criatividade.


Importante ressaltar que tendências são importantes, mas cada profissional (seja fotógrafo ou empreendedor da fotografia) deve buscar alinhar essas influências com base nas características do próprio negócio. Ou seja, saber aplicar e se adaptar, mas ao mesmo tempo implementar de acordo com o seu perfil.


Se precisar de ajuda para formatar seu marketing em 2023 conte com o Plano de Marketing 2023. Saiba mais aqui >>> Quero acertar meu marketing em 2023!


Entre as tendências elencadas está o metaverso e novos negócios (conectados com web3 e NFTs). Participe da Semana NFoTo da Fotografia Blockchain e entra para a nova fase de valor da fotografia. Saiba mais aqui >>> Semana NFoTo da Fotografia Blockchain - de 23 a 27 de janeiro.

0 comentário
bottom of page